6 de junho de 2007

Mexilhão com vinho branco



O Stanislas e a Murielle pediram-me gentilmente para publicar uma receita parisiense no quadro de uma temática do seu site La Table Monde. Fui parisiense durante 30 anos, no entanto aceitei logo o desafio. Como acontece com a maior parte das grandes cidades, Paris é um melting pot de culinárias regionais francesas e estrangeiras... Mas não tem propriamente cultura gastronómica em si. Pensei muito e acabei por confeccionar um petisco simples de mexilhões típico das tasquinhas locais - guinguettes, que existem desde o início do século XX nas beiras dos rios Seine e Marne, nos arredores mais campestres da capital francesa. Foram os marinheiros vindos do norte de França e de Bélgica que popularisaram o uso do mexilhão na região parisiense. O pintor impressionista Renoir até lhes dedicou uma obra famosa que podem ver aqui...

Ingredientes para 3-4 pessoas

- 2 kg de mexilhões
- 2 chalotas picadas finamente (ou cebolinhas roxas)
- 30 g de manteiga
- 2 dl de vinho branco seco
- 1 folha de louro
- 1 haste de tomilho
- 1 raminho de salsa
- pimenta preta moída na altura

Preparação

Lavar muito bem os mexilhões em bastante água fria, raspando cuidadosamente as barbas e eliminando os fios. Passar por água fria corrente e escorrer.

Derreter a manteiga e juntar as chalotas picadas. Refogar em lume brando até as chalotas se apresentarem transparentes, sem deixar queimar a manteiga.

Adicionar os mexilhões e regar com o vinho branco. Temperar com pimenta. Juntar a folha de louro, a haste de tomilho e a salsa previamente picada.

Levar a ferver e cobrir com uma tampa. Sacudir o tacho de vez em quando para difundir o calor. Retirar o tacho do lume logo que as conchas começarem a abrir. Retirar os mexilhões do tacho com o auxílio de uma espumadeira e colocá-los num prato de servir fundo.

Filtrar o caldo de cozedura. Regar os mexilhões com o caldo e servir de seguida. Acompanhar com pão baguete estaladiço e vinho branco fresco - ou cerveja gelada.

Pimenta : Pimenta do reino - Ramo : Maço
Espumadeira : Escumadeira

16 comentários:

  1. Que delicia.
    "Des Moules" É um dos pratos favoritos dos belgas; com uma boa cerveja e batas fritas .

    ResponderEliminar
  2. Eu também amo os moules. Chego a sentir o cheirinho. Hummm.

    ResponderEliminar
  3. Olá Elvira, nomeei o seu blog para o prémio Blog com tomates, dê uma espreitadela no meu blog para saber mais informações

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Elvira, deve ser tão bom. Eu gosto muito desses mexilhões.

    ResponderEliminar
  6. Elvira adoro mexilhões mas quanto tempo eu não como, quando era miuda ia apanhar lá na minha terra adorava.um bjs.Natércia.

    ResponderEliminar
  7. Que saudades que tenho de degustar estes mexilhões. Quando morava em Paris, a minha mãe cozinha regularmente este prato que eu adoro :)
    Boas recordações...

    ResponderEliminar
  8. Elvira, adoro! E como sempre é um enorme prazer ler os seus textos e deliciar-me com as fotos das suas receitas. Beijinhos :-)

    ResponderEliminar
  9. Ó Elvira eu que Elvira sou também não posso deixar de parar, ler, e agradecer esta mágnifica receita.. De crescer água na boca.. Obrigada, vou voltar aqui certamente, gostei do seu espaço, é acolhedor e tem qualidade... Um abraço de Elvira para Elvira...

    ResponderEliminar
  10. mexilhões e vino: què més puc demanar!

    Salut des de Catalunya!

    ResponderEliminar
  11. mexilhoes pedem algo simples, ao meu ver, lógico, e essa maneira de apresenta-los me conquistou! bjos

    ResponderEliminar
  12. Elvira, que sho! mexilhoes sao uma paixao. dai ficou toda animadinha. Uma vez fiz uns com cerveja ao invez do vinho.ai, de matar.

    ResponderEliminar
  13. Elvira não sou apreciadora de mexilhões, mas as suas receitas tem sempre uma apresentação espectacular que faz crescer a água na boca.Bjs

    ResponderEliminar
  14. Elvira, quando for a Santos, cidade irmã da cidade do Porto, vou comprar mexilhões fresquinhos e prepará-los. Pois sua receita mostra que não há segredo nenhum e o resultado é maravilho.
    bjs
    Cláudia B.

    ResponderEliminar
  15. Elvira,
    eu gosto tanto de Mexilhões que você nem imagina... só que há já algum tempo que não como. Na casa dos meus pais e que se come muito (são Algarvios)...
    ...esta sua receita fez-me crescer agua na boca. :P
    Bjinhos.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !