23 de maio de 2007

Pataniscas de funcho com curgete



O livro Cozinhar com Vegetais - da autoria de Maria de Lourdes Modesto, a nossa super-estrela nacional da culinária, é para mim uma fonte de inspiração constante quando se trata de cozinhar legumes menos habituais, como é o caso do funcho, cujo sabor fresco e levemente anisado me seduz. Umas pataniscas deliciosas para petiscar enquanto se bebe um copo mas que também acompanham lindamente pratos de salmão...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 bolbos de funcho
- 1 curgete
- 1 cebola
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 dente de alho espremido
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 3 ovos
- sal & pimenta moída na altura
- flor de sal q.b.
- óleo vegetal q.b.


Flor de sal da Ria Formosa, Algarve, PORTUGAL

Preparação

Remover as folhas externas eventualmente estragadas do funcho. Descascar a cebola. Retirar as pontas da curgete. Cortar os bolbos de funcho em juliana. Ralar grosseiramente a curgete e a cebola.

Colocar os vegetais numa tigela. Juntar a farinha, o alho espremido, a salsa e os ovos. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem.

Aquecer um pouco de óleo numa frigideira anti-aderente. Fritar colheradas do preparado até as pataniscas se apresentarem douradas de ambos os lados.

Escorrer cuidadosamente sobre papel absorvente. Polvilhar com um pouquinho de flor de sal e servir de seguida, bem quente.

Pimenta : Pimenta do reino
Bolbo : Bulbo - Curgete : Aboborinha

10 comentários:

  1. Elvira, o sabor do funcho deve ficar delicioso com a abobrinha. Aqui chamamos de bolinho de abobrinha e fazemos mais redondinhos. Vou acrescentar o funcho, com certeza ficaram ótimos.
    Abraços
    Cláudia B.

    ResponderEliminar
  2. Também gostei muito desta receita de pataniscas, muito semelhante a algumas que faço. Gosto muito de funcho. É muito utilizado por aqui.
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  3. Elvira, um bolinho assim fritinho é tudo de bom!

    ResponderEliminar
  4. Deliciosas pataniscas. O sabor deve ser delicado.

    ResponderEliminar
  5. Flor de Sal mais chique! AS que eu vi por aqui no Brasil são tão mal acabadas, e suspeito que nem sejam flor de sal mesmo.

    ResponderEliminar
  6. que delicia, adorei estas pataniscas ! bjs

    ResponderEliminar
  7. Elvira, que delícia! sou fa de legumes, e estou sempre a busca de novas maneiras de prepará-los.Acho que vou procurar este livro também.

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa o "Receitas Escolhidas" da MLM, é a bíblia na cozinha. Tem as receitas-referência todas e conselhos para quem percebe muito e para quem percebe menos, mas sempre com aquele rigor "à moda antiga". Engraçado falares na autora, que apesar de ser claramente uma senhora tradicional, acompanha as necessidades dos tempos! Vou espreitar os legumes da Sodona Modesto!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !