27 de novembro de 2006

Bolachas de limão



Estas bolachas "à antiga" são muito boas para acompanhar chá ou café. Conservam-se por bastante tempo numa caixa de metal.

Ingredientes para +/- 40 unidades

- 200 g de açúcar
- 100 g de manteiga amolecida
- 3 ovos
- 1 dl de leite
- 500 g de farinha para bolos com fermento
- a raspa da casca de 2 limões
- manteiga para untar

Preparação

Retirar o tabuleiro do forno. Untar com manteiga e cobrir com uma folha de papel vegetal também untada. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Bater muito bem o açúcar com a manteiga e a raspa de limão. Juntar os ovos e bater novamente. Adicionar o leite, alternando com a farinha. Envolver delicadamente com uma colher de pau.

Transferir a massa para um saco de pasteleiro com boquilha frisada. Moldar espirais de massa sobre o tabuleiro do forno. Deixar algum espaço entre cada porção de massa para as bolachas não ficarem coladas umas as outras.

Levar a cozer no meio do forno por aproximadamente 15 minutos ou até as bolachas se apresentarem douradas e estaladiças. Retirar delicadamente as bolachas do tabuleiro e deixar arrefecer por completo.

6 comentários:

  1. Neste frio, umas bolachinhas deliciosas assim vão muito bem com uma xícara de chá quentinho!

    ResponderEliminar
  2. adoro bolachinhas, que bom aspecto estas têm , ai vou experimentar de certeza.
    boa.

    ResponderEliminar
  3. Elvira, ficaram tão lindinhas, são bacanas até para presentear alguém querido!

    ResponderEliminar
  4. Elvira, que bonitas ficaram as suas bolachinhas, nunca experimentei fazer bolachas mas um dia destes vai ter mesmo que ser, pois eu gosto sempre de ter umas bolachinhas em casa para servir com um café ou chá no caso de aparecer uma visita inesperada se forem caseiras ainda melhor e as suas parecem-me optimas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Cara Elvira, tenho duas dúvidas. Sou novo nesta andanças e se não tiver farinha com fermento, quanto fermento acha que devo utilizar para estas bolachas? Depois também não tenho batedeira, acha que bater à mão, ou utilizar outro electrodoméstico fará o mesmo efeito?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Caro Luís, 1 colher (sopa) mal cheia de fermento basta. Eu prefiro usar farinha com fermento porque não sei se é impressão minha, mas acho que o fermento das saquetas dá um sabor amargo aos bolos.

    Pode bater à mão, claro. Cansa um bocadinho mais, mas resulta.

    Um abraço.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !