20 de novembro de 2006

Arroz de polvo com vinho tinto



Gosto muito de arroz de polvo, mas até recentemente só costumava comer este prato em restaurantes porque tinha receio de limpar o bicho... Mas um destes dias descobri que se podia comprar polvo congelado já limpo - e ainda por cima, assim, a carne fica mais tenra. Preparei então este arrozinho segundo uma receita tradicional de Entre Douro e Minho e ficamos deliciados com o resultado!

Ingredientes para 4 pessoas

- 1,2 kg de polvo limpo congelado
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 dl de azeite
- 2 dl de vinho tinto
- 300 g de arroz carolino
- sal & pimenta
- 1 raminho de salsa

Preparação

Deixar o polvo descongelar no frigorífico 12 horas antes da preparação. Lavar em água fria e cortar em pedaços. Reservar.

Cobrir o fundo de um tacho de barro com a cebola e os alhos picados. Regar com o azeite e alourar em lume médio. Juntar os pedaços de polvo. Refogar por uns minutos, mexendo com frequência.

Adicionar o vinho tinto e 6 dl de água a ferver. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 45-60 minutos, dependendo do tamanho do polvo. Picar o polvo com um garfo de vez em quando para verificar o grau de cozedura.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Juntar o arroz ao preparado de polvo. Temperar com sal, pimenta e a salsa previamente picada. Envolver. Colocar o tacho no meio do forno (sem a tampa) a 200ºC por 20 minutos. Servir de seguida, no próprio tacho de barro.

1 comentário:

  1. É tão exótico e, ao mesmo tempo, de aparência atraente, que promete ser uma grande refeição!
    Bjs

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !