6 de outubro de 2006

Bifes à parmegiana assados



Habitualmente, este prato tradicional italiano costuma ser confeccionado em fritura. Mas como a composição da receita já é bastante rica em si, optei por assar os bifes no forno numa versão mais leve e saudável. E ficaram uma delícia...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 bifes (alcatra) grandes e grossos
- sal & pimenta
- 2 dentes de alho amassados
- 6 colheres (sopa) de pão ralado
- 2 ovos batidos
- farinha q.b.
- 4 fatias finas de fiambre
- 4 fatias de queijo mozzarella (ou flamengo)
- 1 chávena de molho de tomate
- orégãos q.b.
- azeite q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Cortar os bifes em metades. Temperar com sal, pimenta e os alhos amassados. Passar os bifes dos dois lados por um pouco de farinha, os ovos batidos e o pão ralado.

Forrar uma assadeira com uma folha de alumínio alimentar. Pincelar com um pouco de azeite. Colocar os bifes na assadeira e levar a assar no forno por 20 minutos. Virar os bifes e assar por mais 15 minutos.

Retirar a assadeira do forno. Cobrir cada bife com uma fatia de fiambre, uma fatia de queijo e molho de tomate. Polvilhar com orégãos à gosto e levar a gratinar no forno por 5-7 minutos.

Servir logo à saída do forno, com arroz branco ou esparguete salteado em alho e azeite.

5 comentários:

  1. Quanta coisa boa nessa cozinha! Adorei essa receita, porque as vezes deixo de fazer por conta da fritura, alias fritura é algo que precisa de muita vontade pra ser feita.rs

    ResponderEliminar
  2. Este blog abre mesmo o apetite. Esta receita parece ser mesmo boa.
    Qualquer dia experimento.
    Beijinhos
    Alice

    ResponderEliminar
  3. Prezada Elvira

    Eu me meu marido passamos momentos maravilhosos preparando e degustando esses bifes à parmegiana! Aprovamos a receita e agradecemos!
    Beijinhos

    Carla

    ResponderEliminar
  4. Olá Elvira,
    vim agradecer-lhe mais uma receita que fez sucesso por casa! Hoje foi a vez destes bifinhos! Confesso que enquanto os preparava, ao pô-los no forno só panados, temi que ficassem secos, mas depois com o queijo, o fiambre e o molho de tomate caseiro, ficaram divinais! Para repetir seguramente! Em casa, sucesso na mesa é sinónimo de receita da Elvira! Obrigada.
    Beijinho e Bom Domingo.

    ResponderEliminar
  5. fiz a receita só que com peixe, modificando os temperos e sem o molho por cima , deu certo mas para usar o peixe tive que colocar em forno mais alto por que os danadinhos nao tem gordura da carne vermelha para reagir com a casca

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !