25 de outubro de 2006

Arroz de frango à beirã



Uma receita tipicamente portuguesa, daquelas que sabem mesmo bem no Outono e no Inverno...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 frango do campo cortado em pedaços
- 1 chouriço de carne
- sal & pimenta
- 1 nabo descascado
- 1/2 couve lombarda
- 2 cebolas picadas
- 3 dentes de alho picados
- 1 dl de azeite
- 300 g de arroz

Preparação

Colocar os pedaços de frango e o chouriço num tacho grande. Cobrir com 7,5 dl de água. Temperar com sal e pimenta. Levar a cozer por 1h15. Retirar as carnes do tacho, reservando o caldo.

Remover os ossos do frango e desfiar a carne. Cortar o chouriço em rodelas. Reservar.

Cozer o nabo e a couve no caldo de cozedura do frango por 20 minutos. Retirar os legumes do tacho, reservando novamente o caldo. Cortar os legumes em pedaços e reservar.

Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Refogar os alhos e as cebolas no azeite aquecido. Regar com o caldo reservado e deixar levantar fervura. Juntar o arroz. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar em lume brando por 10 minutos.

Espalhar metade do arroz no fundo de uma assadeira. Cobrir com o frango desfiado, o nabo e a couve. Terminar com o arroz restante. Decorar a superfície com as rodelas de chouriço.

Levar a gratinar no forno por 15 minutos, a 220ºC, ou até o arroz ficar levemente dourado. Servir de seguida.

3 comentários:

  1. Este tipo de prato enche-me as medidas ;)

    Já fazia o arroz de frango, mas não juntava a couve e o nabo, que até fazem parte dos meus legumes favoritos! Excelente ideia, fica muito mais completo!

    ResponderEliminar
  2. Já está! Fiz ontem, ficou aprovadissimo, o arroz super gostoso, com a couve e o nabo misturados nele (misturei tudo, estilo arroz de pato, não fiz por camadas), bem vai para o top da lista!

    Experimentei no outro dia as almondegas com caril, ficaram também boas, especialmente para aqueles dias em que nos apetece um sabor totalmente diferente! Talvez ponha menos maçã para a proxima, ficou adocicado demais, mas mesmo assim resultou numa optima experiencia! ;)

    ResponderEliminar
  3. Fico feliz por ter gostado, querida Cristina! :-)

    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !