5 de setembro de 2006

Tarte de figos



Tantos figos que deram as figueiras do meu quintal...! Uma deliciosa receita para aproveitar mais alguns...

Ingredientes para 6 pessoas

Massa

- 200 g de farinha
- 1 colher (sopa) de manteiga fria
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 50 ml de água
- manteiga para a forma
- farinha q.b.

Cobertura

- 5 dl de leite
- 3 colheres (sopa) de maisena
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 ovo + 1 gema
- 2 tiras largas de casca de limão
- aroma de baunilha q.b.
- 8 figos maduros mas firmes
- canela em pó e açúcar q.b.

Preparação

Misturar a farinha com a manteiga cortada em pedacinhos, o açúcar, o ovo batido e a água. Amassar muito bom com a ponta dos dedos (ou com o auxílio de um robô multi-usos) até obter uma massa lisa e homogénea. Se for necessário, juntar mais um pouquinho de água. Moldar uma bola e levar a repousar por 20-30 minutos no congelador.

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar uma tarteira com manteiga e reservar.

Polvilhar a bancada com farinha. Estender a massa na bancada com o auxílio de um rolo, formando um disco. Forrar a tarteira com o disco de massa e picar toda a superfície com um garfo.

Cobrir a massa com papel vegetal e preencher com feijão seco ou grão de bico. Levar a massa a cozer no forno por 10 minutos. Retirar do forno. Remover o papel vegetal e as leguminosas.

Preparar o creme: misturar muito bem o leite com a maisena, o ovo, a gema e o açúcar. Juntar as tiras de casca de limão e levar ao lume, mexendo sempre com uma vara de arames até o preparado ficar espesso e cremoso. Retirar o tacho - este não deve ser de alumínio, senão estraga o creme - do lume. Remover a casca de limão e adicionar umas gotas de aroma de baunilha. Deixar arrefecer.

Cortar os figos em rodelas não muito finas. Reservar.

Cobrir o fundo da massa com o creme. Espalhar as rodelas de figos pelo creme, de forma harmoniosa. Polvilhar a superfícia da tarte com açucar e levar a cozer no forno, a 190ºC, por 20-25 minutos.

Polvilhar a tarte com canela à gosto, logo à saída do forno. Deixar arrefecer por completo e servir.

2 comentários:

Tempere à gosto !