2 de agosto de 2006

Costeletas de porco com vinho tinto



Uma receita rápida, simples e muito saborosa.

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 costeletas grandes de porco com osso (lombo)
- 1 kg de batatas
- 1 limão cortado em metades
- azeite q.b.
- 1 raminho de salsa
- 1 colher (chá) de alecrim picado
- 4 dentes de alho fatiados
- 2 cebolas cortadas em meias luas finas
- 6 cravinhos
- 1/2 garrafa de vinho tinto
- sal

Preparação

Esfregar as costeletas com o limão. Misturar 3 colheres (sopa) de azeite com o alecrim picado, o alho fatiado, os cravinhos e um pouco de sal. Envolver muito bem as costeletas na mistura, cobrir com película aderente e deixar repousar no frigorífico por 1 hora.

Lavar as batatas e cozê-las com a pele em água temperada de sal por 20-25 minutos.

Escorrer a carne e levar a dourar de ambos os lados numa frigideira anti-aderente untada com azeite. Reservar num lugar aquecido.

Adicionar um pouco de azeite na frigideira, raspando os sucos da carne com o auxílio de uma espátula. Juntar as meias luas de cebola e cozinhar até ficarem douradas. Regar com o vinho tinto e levar a ferver. Deixar fervilhar por 10 minutos e rectificar os temperos.

Escorrer as batatas, descascar e cortar em cubinhos. Saltear ligeiramente os cubos de batata num fundo de azeite. Temperar com sal fino.

Dispor as costeletas num prato de servir e regar com o molho de vinho tinto. Juntar as batatas salteadas e polvilhar tudo com a salsa previamente picada. Servir de seguida.

3 comentários:

  1. Elivira demais, que coisinha tão boa

    ResponderEliminar
  2. Ouh la la, ça me tente beaucoup ! Je ne renonce à rien... malgré la chaleur. Merci

    ResponderEliminar
  3. Céus, não tenho estomâgo nem tempo para fazer tanta coisa boa!!! Isto deve ser muito bom, mas estou sempre de pé atrás com costoletas de porco... ficam (quase) sempre duras... Seja como for, vou experimentar!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !