15 de fevereiro de 2006

Alho francês gratinado com presunto



Existem muitas maneiras de cozinhar o alho francês sem ser na sopa. Em França, este vegetal é frequentemente servido cozido em salada ou gratinado, como mostra a deliciosa receita que se segue.

Ingredientes para 3-4 pessoas

- 3 alhos franceses
- 5 dl de molho bechamel
- 1 cebola grande picada
- 6 fatias finas de presunto
- 1 folha de louro
- 1 dl de vinho branco
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates cortados em rodelas
- 1 ramo de salsa
- manteiga, azeite
- sal & pimenta preta moída na altura

Preparação

Separar a parte branca do alho francês da rama verde. Cortar cada parte branca em duas metades. Picar a rama verde em juliana fina. Reservar.

Cozer as partes brancas do alho francês em água a ferver temperada com sal, durante 7 minutos. Escorrer e reservar. Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Aquecer juntamente um pouco de manteiga e de azeite. Refogar a cebola, o alho, o louro e a rama do alho francês. Cozinhar durante 15 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando. Juntar o vinho branco e deixar evaporar um pouco. Adicionar o molho bechamel e misturar muito bem.

Transferir o molho para um tabuleiro. Espalhar as rodelas de tomate por cima. Temperar com sal e pimenta. Enrolar as partes brancas do alho francês nas fatias de presunto e pousá-las em cima do tomate. Distribuir uns raminhos de salsa pela preparação e regar com um fio de azeite. Gratinar no forno durante 15-20 minutos. Servir de seguida.

Nota : o presunto pode ser substituído por fiambre ou bacon.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tempere à gosto !