23 de junho de 2013

Doce de ananás merengado


Este doce simples, saboroso e fresco é óptimo para fechar um churrasco de Verão...

Ingredientes para 6-8 pessoas

  • 1 lata grande de ananás
  • 1 lata de leite condensado
  • 70 g de açúcar
  • 20 g de amido de milho (Maisena)
  • 8 gemas + 4 claras de ovo

Preparação

Escorrer muito bem as rodelas de ananás, reservando a calda. Picar grosseiramente as rodelas de ananás e colocá-las num passador de rede com um recipiente por baixo para recuperar o líquido. Deixar escorrer durante 2 horas.

Colocar a calda de ananás e o líquido de escorrer este no copo de um liquidificador ou de uma picadora. Juntar o leite condensado, o amido de milho e as gemas. Bater muito bem, até obter um creme homogéneo.

Transferir o preparado para um tacho. Aquecer em lume muito brando, mexendo sempre com uma vara de arames até obter um creme espesso e bem ligado. Envolver o ananás picado e retirar do lume.

Transferir o preparado para um tabuleiro de louça - ou taças individuais. Deixar arrefecer por completo.

Colocar as claras e o açúcar numa batedeira. Bater as claras em castelo bem firme. Decorar a superfície do doce com as claras batidas, com o auxílio de um saco de pasteleiro - ou usar uma colher de sopa.

Colocar no forno, debaixo do grelhador bem quente, apenas até as claras batidas ficarem douradas. Retirar do forno e deixar arrefecer por completo. Reservar no frigorífico durante umas horas antes de servir.

Ver a receita para Bimby

Ananás : Abacaxi - Picadora : Processador de alimentos - Arrefecer : Esfriar - Claras em castelo : Claras em neve - Frigorífico : Geladeira

3 comentários:

  1. Muito bonito :) E deve ser delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Deve ficar muito leve e deliciosa esta sobremesa.

    ResponderEliminar
  3. Achei seu blog muio fino e as fotos belíssimas!!! Fora isso adorei ver as palavras sinonimas em português falado do Brasil, sou brasileira.

    Nunca provei um pão de coco, deve ser maravilhoso!

    Te convido a participar do concurso de receitas que a revista Vida Todo Dia está organizando. Envia até três receitas bem lindas do seu blog até domingo, vai ser um prazer imenso!

    Link do concurso http://revistavidatododia.com/?page_id=2002

    Bjos

    Vivi/Larissa (editora da revista)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !