Por mais incrível que pareça, até recentemente, nunca me saiam bem as minhas tentativas para cozinhar rösti, nem tão pouco com o preparado pronto que comprava de vez em quando quando viajava para a Suíça, pátria desta especialidade. As batatas desmanchavam-se todas, etc. Mas julgo que, enfim, acabei por acertar na receita. Um ponto muito importante é não lavar as batatas - uma vez raladas - para que essas conservem algum amido, que vai ligar com a farinha e o ovo. Tradicionalmente, os Suíços comiam - e ainda o fazem - rösti ao pequeno almoço. Por mim, gosto de servi-la como refeição ligeira, acompanhada com salada.
Ingredientes para 4 pessoas
- 750 g de batatas, raladas grosseiramente
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola, picada finamente
- 120 g de bacon, cortado em palitos finos
- 1 ovo médio
- 2 colheres (sopa) de farinha
- 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
- sal & pimenta moída no momento
Preparação
Colocar as batatas raladas - sem as lavar - num pano de cozinha. Espremer muito bem, até não renderem mais líquido.
Transferir as batatas raladas para uma tigela grande. Juntar a cebola picada, os palitos de bacon, o ovo, a farinha e a salsa. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem com um garfo.
Aquecer metade do óleo e da manteiga numa frigideira anti-aderente ampla, em lume médio. Adicionar o preparado de batata, cebola e bacon. Espalhar este pela frigideira e espalmar com uma espátula.
Cozinhar por 15 minutos, ou até formar uma crosta dourada por baixo. Colocar um prato grande sobre a frigideira e virar com um movimento rápido.
Juntar o óleo e a manteiga restantes à frigideira. Fazer deslizar delicadamente a rösti para a frigideira, parte dourada virada para cima. Cozinhar por mais 15 minutos, em lume médio.
Colocar novamente o prato sobre a frigideira e virar rapidamente. Cortar a rösti em fatias e servir de seguida, acompanhando com salada.
Fonte : receita adaptada do livro Refeições Rápidas, de Brenda Kitchen - Rebo Publishers (Portugal)
Pimenta : Pimenta do reino - Pequeno almoço : Café da manhã
Ora aqui está uma coisa que nunca experimentei! Vou levar comigo a receita e as dicas! Muito obrigada!
ResponderEliminarOlá Elvira, não acredito que tenhas dificuldade em cozinhar seja o que for ;)... queres enganar o pessoal hem?! lol
ResponderEliminarGostei imenso desse "rosti" não conhecia, mas comia-o bem como refeição leve... nunca ao pequeno almoço,lol. Ai esses suíços!!!
Beijinhos minha linda.
Aspecto delicioso!
ResponderEliminarUm acompanhamento riquíssimo!
ResponderEliminarAprovado. Espero testar em breve.
Babette
Também experimentámos fazer batatas rosti e aconteceu o mesmo! Desfizeram-se! Estas parecem muito bem e vamos experimentar :) Parabéns pelo blog e pelas deliciosas receitas!
ResponderEliminarOlá Elvira!
ResponderEliminarQue blogue bonito, e que receitas deliciosas.:)
Comecei o meu há pouco e ando a passear um pouco pela blogoesfera... mas vou com certeza voltar aqui sempre!
Beijinho,
Olivia