14 de fevereiro de 2010

Doce de tamarilho com pimenta



No Dia dos Namorados, a receita só podia ser doce e apimentada... até porque foi o meu amor que fez esta compota maravilhosa com uns tamarilhos oferecidos pelo nosso amigo Paulo. O tamarilho - também conhecido em Portugal como tomate brasileiro ou tomate arbóreo - é um fruto tropical oriundo da América do Sul. Dá-se muito bem no clima ameno e húmido dos Açores e da Madeira, fazendo de Portugal o único país da Europa a comercializa-lo pois a árvore não suporta ser exposta a temperaturas negativas. O seu sabor agro e ácido relembra um pouco o do tomate verde. Resulta muito bem em saladas de frutas, chutneys, molhos agridoces, geleias, doces e compotas. Em casa, gostamos muito desta compota diferente a acompanhar pão torrado com manteiga açoriana. As minhas amigas terceirenses Teresa e Selma juntam-lhe também uma fatia de queijo amanteigado e acham a combinação divinal... Feliz Dia dos Namorados a quem me visita hoje !

Ingredientes para 1 kg de fruta

- 1 kg de tamarilhos maduros
- 1 kg de açúcar granulado
- 1 colher (chá) de pimenta de Sichuan* em grãos

* usei pimenta de Sichuan pois é uma das mais aromáticas, mas para um toque tipicamente açoriano, esta pode ser substituída por uma quantidade equivalente de pimenta da Jamaica em grãos.



Preparação

Lavar e secar os tamarilhos. Cortar os frutos em pedaços sem remover a pele nem as sementes. Coloca-los numa picadora ou num liquidificador e triturar até obter um puré grosso.

Transferir o puré de tamarilho para um tacho anti-aderente e juntar o açúcar. Misturar muito bem e aquecer em lume médio.

Cozinhar por aproximadamente 25-30 minutos, mexendo com frequência, até obter o ponto de estrada (ao passar a colher de pau no fundo do tacho, esta abre um sulco).

Entretanto, colocar os grãos de pimenta num almofariz. Pisar grosseiramente e envolver a pimenta ao doce no final da cozedura.

Distribuir o doce ainda quente por frascos previamente esterilizados. Fechar hermeticamente e reservar os frascos com a tampa virada para baixo até o doce arrefecer por completo.

Servir o doce com manteiga, bolachas tipo Maria ou Belgas, pão torrado e queijo amanteigado tipo Castelinhos, por exemplo.

Doce, compota : Geleia - Pimenta : Pimenta do reino - Picadora : Processador de alimentos - Almofariz : Pilão - Frasco : Vidro - Arrefecer : Esfriar

8 comentários:

  1. Espectacular!
    Aromático e delicioso, com certeza!

    Feliz Dia de São Valentim.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Por cá conhecemos como "tomate-inglês" :)
    Eu não gosto de comer o fruto só por si, mas assim deve ficar uma delícia!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Aqui vejo algumas casas com tamarilhos, mas nunca provei. Acho-os bastante bonitos :) Deve ter ficado um doce excelente!

    ResponderEliminar
  4. Às vezes dão-me e eu não sei o que fazer com eles!... obrigada pelas dicas! esta do doce está particularmente apetitosa... e sendo a cara metade e fazer, o sabor é de certeza ainda melhor!
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Olá Elvira eu sou a Fátima, também sou terceirense e e sou aprendiz neste "mundo dos blogues.
    Gostei muito da sua compota, nunca me lembrei de fazer com essa fruta, parece delicioso.
    feliz Dia dos Namorados.

    ResponderEliminar
  6. Maravilhoso! Sempre estas a trazer receitas que me deixam faminto, te agradeço. Esta em particular, pois temos um pé disto na horta, será uma futura investida.
    Muito obrigado, Elvira.

    ResponderEliminar
  7. Imagine só que faço hoje 38 anos de namoro, na altura estava longe de saber que era dia de S. Valentim!Mas foi namoro que pegou a sério, fazemos 35 de casados (e felizes).Resolvi escrever este comentário porque gosto do seu blog, dos Açores e ...costumo abrir estes tomates ao meio e antes da refeição, comê-los à colher; adoro coisas ácidas!
    Beijinho de uma Isabel

    ResponderEliminar
  8. Já fiz compota de tamarilho e gostamos, na próxima experimento colocar pimenta.
    Bjs

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !