26 de janeiro de 2010

Bolos Dª Amélia

Tal como Portugal continental, os Açores têm uma grande tradição de doçaria, com destaque para as ilhas Graciosa e Terceira onde abundam todos os tipos de queijadas, pastéis, covilhetes, bolinhos, etc. As pastelarias açorianas oferecem um leque enorme de tentações doces entra as quais o bolinho mais famoso da Terceira : o Dª Amélia - que em tempos remotos se chamava "indiano" por causa das especiarias que entram na sua composição. É um bolinho de milho de tez escura - coberto por açúcar em pó, com um aroma intenso a canela e mel de cana, cuja consistência densa derrete na boca. Uma perdição...! Ganhou o seu nome aquando da visita de Dª Amélia - última rainha de Portugal - à ilha Terceira. A augusta senhora gostou tanto que se rebaptizou o bolinho em sua honra. Uma receita tão boa quanto simples de fazer, que dedico à minha querida amiga Teresa e ao Ruizinho, seu filhote, assim como à minha sogra, grande amadora de doces tradicionais portugueses...



Ingredientes para +/- 24 unidades

- 250 g de farinha de milho amarela fina + um pouco para polvilhar
- 5 ovos + 4 gemas
- 500 g de açúcar granulado amarelo
- 1 colher (sobremesa) de canela moída*
- 2 colheres (sopa) de mel de cana**
- 225 g de manteiga com sal derretida + um pouco para untar
- 50 g de passas de uva
- 80 g de cidrão cristalizado (opcional)
- açúcar em pó q.b.

* há também quem junte uma pitada de noz-moscada moída
** ou, na falta deste, melaço



Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar generosamente forminhas de alumínio - tipo formas para empadas, pastéis de nata, etc. - com manteiga. Reservar.

Picar as passas de uva juntamente com o cidrão cristalizado. Colocar numa chávena e polvilhar com um pouquinho de farinha de milho. Envolver e reservar.

Bater os ovos inteiros com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Juntar as gemas, continuando a bater. Adicionar a manteiga, batendo sempre.

Misturar a farinha com a canela e juntar ao preparado, mexendo bem até o preparado se apresentar homogéneo e sem grumos.

Envolver o mel de cana. Adicionar as passas de uva e o cidrão. Misturar muito bem. Distribuir a massa pelas forminhas até aos 9/10.

Levar ao forno - a 180ºC - por aproximadamente 35 minutos. Verificar a cozedura com um palito de madeira.

Retirar as formas do forno e deixar arrefecer por completo. Desenformar delicadamente, introduzindo uma lâmina fina entre as paredes das formas e os bolos. Polvilhar generosamente com açúcar em pó. Acompanhar com vinho doce dos Biscoitos, vinho da Madeira ou vinho do Porto, chá ou café.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Açoriana, de Zita Lima - Everest Editora (Portugal)

Farinha de milho fina : Fubá - Passa de uva : Uva passa - Cidrão : Cidra - Açúcar em pó : Açúcar de confeiteiro - Arrefecer : Esfriar

13 comentários:

  1. Parece ser delicioso.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Quando estivemos na Terceira compramos e íamos comendo todos os dias! Eram tão boas!! Os teus ficaram com muito bom aspecto! Se quiseres podes mandar dois para aqui =)
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  3. Excelente livro. Simples e muito prático. Aliás, um pouco à imagem desse blog!

    ResponderEliminar
  4. Elvira esses bolinhos são dignos de uma verdaeira rainha.Devem ser muito bon.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Elvira! esses bolinhos parecem mesmo bem gostosos :)
    Só queria deixar aqui uma nota, é que mel-de-cana e melaço não são bem a mesma coisa.. São muito parecidos, mas acho que o mel-de-cana é mais doce. Aqui na Madeira produz-se muito mel-de-cana e há muita doçaria feita à base deste ingrediente. Deixo aqui um link que explica um pouco a diferença entre ambos, espero que não te importes:
    http://gastronomiamadeira.blogspot.com/2007/11/mel-de-cana-de-aucar.html
    Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  6. So de ver as fotos jà me cresce àgua na boca ! são lindos mas nem por isso eu desistia de os comer pois adoro bolos que levem mel e canela...
    Bjs
    Isabel L

    ResponderEliminar
  7. A minha mãe chama-se Amélia e gosta de canela e mel, pior são as passas :) Eu também não gosto nada, mas imagino que se possa fazer sem elas!

    ResponderEliminar
  8. Adoro saber este tipo de historias e conhecer mais sobre a gastronomia portuguesa. Nao conhecia estes bolos, mas pelo aspecto deve ser uma gulodice.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. é como já disse anteriormente: desde que te mudaste para os Açores os teus cozinhados ficaram ainda melhores (embora eu pensasse que isso era impossível).
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que nobres ficaram estes bolinhos com nome de rainha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. hum que bons. manda ai uma para eu provar. uma nao mais que eu sou tao gulosa.
    sao uma delicia os doces tradicionais
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Essa farinha de milho é a mesma que fubá, serve milharina?

    ResponderEliminar
  13. Como não tinha visto esta receita?

    A primeira vez que comi essa guloseima foi em 2003, aquando da minha visita à Ilha Terceira, entre outras. As que mais gostei acho que comi na pastelaria Dona Amélia, mas não tenho a certeza ser esse o nome. Fiquei fã incondicional.

    Vou ccopiar a receita e fazer num dia de festa... é bom, muito bom, mas engorda imenso :)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !