26 de novembro de 2009

Pie de carne e cogumelos



Esta especialidade britânica - também conhecida por beef potpie na América do Norte - pode não ser a comida mais fotogénica do mundo, mas é sem dúvida deliciosa. Basicamente, trata-se de um guisado que acaba de apurar no forno com uma cobertura de massa folhada. O contraste da carne macia com a textura estaladiça da massa fica excelente. Um prato bem comfort food, ideal para um almoço do Domingo com a família...

Ingredientes para 6 pessoas

- 1, 2 kg de carne de novilho para guisar, cortada em cubos não muito grandes
- 30 g de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de manteiga + um pouco para untar
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 350 g de cogumelos frescos tipo champignon
- 4 chalotas francesas picadas finamente
- 300 ml de caldo de carne quente
- 1 folha de louro
- 2 cravinhos
- 250 g de massa folhada fresca
- 1 colher (sopa) de vinho do Porto
- 1 raminho de salsa
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Colocar a farinha num saco de plástico - tipo congelação - juntamente com sal e pimenta. Adicionar os cubos de carne e fechar hermeticamente. Sacudir muito bem até os pedaços de carne se apresentarem integralmente revestidos de farinha temperada. Reservar.

Aquecer metade da manteiga juntamente com o óleo num tacho grande. Refogar as chalotas picadas até alourarem ligeiramente. Adicionar os cubos de carne e dourar de todos os lados em lume médio-forte.

Regar com o caldo de carne. Juntar a folha de louro, a salsa previamente picada e os cravinhos. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando até a carne ficar bem cozida e macia (aproximadamente 1h45-2h00). Sempre que isso for necessário, adicionar água ou caldo em pequenas quantidades para a carne não secar. No final da cozedura, deve restar uma pequena quantidade de molho espesso e bem apurado.

Entretanto, pré-aquecer o forno a 210ºC. Untar uma assadeira de louça redonda de paredes baixas - ou uma tarteira - com manteiga e reservar.

Limpar os cogumelos com um pano ou uma folha de papel absorvente, removendo a base terrosa dos pés. Cortar os cogumelos em metades ou em quartos, dependendo do tamanho destes.

Saltear os cogumelos numa frigideira anti-aderente com a manteiga restante até se apresentarem bem dourados de todos os lados. Temperar com sal e pimenta. Retirar a frigideira do lume.

Juntar os cogumelos salteados ao tacho da carne 30 minutos antes do final de cozedura. Envolver e rectificar os temperos. Regar com o vinho do porto no final da cozedura.

Transferir o preparado de carne e cogumelos assim como o molho de cozedura para a assadeira. Estender a massa folhada e coloca-la sobre a assadeira, cobrindo o preparado. Borrifar ligeiramente as bordas da assadeira com água e pressionar com a ponta dos dedos para a massa aderir. Fazer um pequeno buraco no meio da massa folhada e introduzir uma pequena chaminé de alumínio alimentar ou de papel vegetal.

Levar ao forno - a 210ºC - durante 10 minutos. Baixar a temperatura do forno para 140ºC e prolongar a cozedura durante mais 20-25 minutos, até a massa folhada ficar bem dourada.

Retirar a assadeira do forno e servir de seguida. Acompanhar com salada de folhas.

Fonte : receita adaptada da revista Cuisinez pour vos Amis nº5 (França)

Ver também : Chicken Potpie

Novilho : Boi - Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino - Papel vegetal : Papel manteiga - Papel absorvente : Papel toalha

9 comentários:

  1. Hummm... a testar brevemente !!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Bem boa esta pie. Ja fiz uma pie deste genero, mas fiz com carne de porco, com novilho ainda deve ficar melhor. E um prato super saboroso e como referiu e mesmo confort food.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. A esta hora, que bem ia para o almocinho.
    O aspecto é muito convidativo e deixa antever uma refeição saborosa.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Adoro esta torta Elvira, minha sogra faz sempre. Cogumelos são minha paixão, até por isso surgiu o nome do blog.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Elvira, gostei muito dessa pie, vou ter de fazer.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. elvira gostei mto desta receita!!! Adoro massa folhada!!! imagino que deva ficar mto bom!!!! gostei.

    ResponderEliminar
  7. Elvira,

    Pode não ser a mais fotogénica, mas deve ser óptima. Adorei a sugestão, e quiçá a faça no natal :b

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Elvire, estou postando um selo cor de rosa p vc no entre receitas. abcs

    ResponderEliminar
  9. hum que espectuculo e impressona bem as visitas:-)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !