16 de outubro de 2009

Sopa de batata com salmão e cogumelos



Só tenho uma coisa a dizer sobre esta sopa simples mas todavia muito requintada: é divina! Uma entrada absolutamente deliciosa para uma refeição especial...

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de batatas descascadas
- 1 cebola pequena descascada
- sal & pimenta moída no momento
- 1 pitada de noz-moscada moída
- 100 ml de natas
- 2 lombos de salmão sem pele nem espinhas
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 100 g de cogumelos frescos, tipo champignon
- 2-3 folhas de estragão picadas
- 1 colher (sopa) de salsa picada

Preparação

Cortar as batatas em cubos; lavar e escorrer. Cortar a cebola em pedaços. Levar os cubos de batata e os pedaços de cebola a cozer por 20 minutos em 2 litros de água temperada de sal.

Entretanto, limpar muito bem a terra dos cogumelos com um pano de cozinha ou papel absorvente. Fatiar finamente os cogumelos.

Aquecer a manteiga numa frigideira anti-aderente e saltear os cogumelos até se apresentarem dourados e não restar nenhum líquido na frigideira. Temperar com sal e pimenta. Reservar.

Cortar os lombos de salmão em cubos médios e levar a dourar de todos os lados no azeite previamente aquecido. O salmão tem de ficar cozido mas sem se desfazer. Reservar.

Retirar a sopa do lume e tritura-la juntamente com as natas num liquidificador ou com uma varinha mágica até obter um creme liso e homogéneo.

Dividir a sopa por pratos fundos ou tigelas. Distribuir os cubos de salmão e os cogumelos pela sopa. Polvilhar com pimenta à gosto e guarnecer com as ervas picadas. Servir de imediato, acompanhando com fatias torradas de pão de centeio barradas com manteiga.

Fonte : receita adaptada da revista Prima - Cuisine Gourmande nº102 (França)

Pimenta : Pimenta do reino - Natas : Creme de leite - Varinha mágica : Mixer

5 comentários:

  1. Oi Elvira!

    Nunca comi sopa com salmao. Mas realmente parece-me ser uma sopa bastante requintada. Tem um aspecto saboroso.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Elvira....tu fazes cada coisa nunca vista!!! mas eu GOSTAVA de a ver aqui perto de mim!! QUE BOMMMMMMMMM

    beijokas e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem, mas deixo uma dica para quem já é sessentão e diabético moderado, como eu. Há muito tempo que não entra batata nas minhas sopas. Uso couve-flor ou curgete, que engrossam bem a sopa e dão um sabor muito suave, quase imperceptível, que não perturbam o sabor dos outros ingredientes da sopa.

    A vantagem é que 150 g de batatas (a dose por pessoa nesta receita) são 134 calorias e 29,5 g de hidratos de carbono (HC), enquanto que a mesma quantidade de couve-flor ou de curgete representa, respectivamente, 44 calorias e 5 g de HC ou 25 calorias e 3 g de HC.

    Experimente esta sua boa sopa com uma dessas bases e não se vai arrepender. Claro que, neste caso, com as natas, mais batata menos batata importa pouco.

    ResponderEliminar
  4. Realmente essa sopa deve ter ficado divina! Amei a receita! Já anotei aqui! Parabéns! Bjos

    ResponderEliminar
  5. sopinha com salmao?
    eu sei que e peixe mas nunca comi. tem ar de ser uam delicia.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !