3 de outubro de 2009

Salada de figos grelhados, presunto e queijo



Por trás da minha casa, existe um pomar repleto de árvores das mais variadas espécies, entre as quais figueiras. Há praticamente um mês que as figueiras não se cansam de dar frutos maduros. Tantos que nem sei muito bem o que fazer com eles. Temos comido muitos, assim, ao natural - e os pássaros também têm ajudado. Alguns foram recambiados em compotas e outros entraram em diversos pratos agridoces como a salada aqui apresentada. Uma delícia de simplicidade e bom gosto...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 alface pequena
- 4 fatias finas de presunto
- 4 figos grandes (ou 8 mais pequenos)
- 50 g de queijo curado*

* usei um maravilhoso queijo açoriano produzido em São Miguel, mas qualquer outro queijo curado de boa qualidade fica bem (São Jorge, manchego, parmesão, queijo de Castelo Branco, pecorino, queijo da Serra curado, Minas, etc...)

Molho

- 50 ml de azeite
- 4 colheres (sopa) de vinagre de framboesa
- 1 colher (sopa) de mel
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Preparar o molho : colocar o vinagre numa tigela pequena. Temperar com sal e pimenta. Adicionar o mel. Bater com uma vara de arames até ficar tudo bem misturado. Juntar o azeite em fio, batendo sempre até o molho se apresentar bem emulsionado. Reservar no frigorífico.

Separar as folhas da alface; lavar, escorrer e secar. Esfarrapar as folhas de alface com as mãos e coloca-las num prato de servir.

Esfarrapar também as fatias de presunto com as mãos. Distribuir o presunto pela salada.

Com o auxílio de um descascador de batatas, cortar lascas finíssimas de queijo. Distribuir também as lascas de queijo pela salada.

Cortar os figos em quartos ou em metades - dependendo do tamanho, sem descascar. Aquecer uma chapa ou um grelhador de cozinha. Grelhar os figos por breves minutos, com as partes cortadas viradas para baixo.

Espalhar os figos grelhados pela salada. Borrifar com umas gotas de molho e servir de seguida, acompanhando com o resto do molho à parte.

Ver também : Cake de figos e presunto - Lombinhos de porco com figos

Presunto : Presunto defumado, prosciutto - Pimenta : Pimenta do reino - Frigorífico : Geladeira

7 comentários:

  1. Eu deliciar-me-ia com esta saladinha agora ao almoço...

    Que petisco. :)

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Elvira,

    Bom gosto e criatividade são coisas que não faltam na sua cozinha!Uma salada fácil e requintada, excelente para quem é amante de figos. E eu adoro figos!Por aqui, agora, só para o próximo ano. Uma receita que não vou perder.
    Beijinho e bom fim de semana!

    (Leonor)

    ResponderEliminar
  3. Hum... Que saladinha mais deliciosa! Na minha casa não tem nenhuma árvore no quintal, não tem espaço nenhum :( eu adoro árvores! Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. super diferente, ao menos aqui no Brasil. Dee ficar gostoso. Vou tentar fazer. Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Elvira, gosto de figos maduros pois são doces e cremosos, combinam bem com salada!
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro figos grelhados e ficam óptimos nas saladas. Excelente sugestão.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !