1 de outubro de 2009

Quesadillas


A quesadilla é uma especialidade mexicana muito popular na América do Norte. Basicamente, trata-se de uma simples tortilha mexicana com queijo derretido à qual se juntam ingredientes frescos que se têm à mão. Neste caso: tiras de peru fumado, azeitonas e tomates-cereja. Mas ficam igualmente bem cogumelos laminados, sobras de frango assado, rodelas de cebola de rama - ou meias-luas de cebola roxa, lascas de atum de conserva, folhas de espinafres frescos, fiambre, rodelas de chouriço, etc. O importante é não sobrecarregar a tortilha em demasia. A quesadilla é bastante nutritiva; no entanto, conta-se apenas uma por pessoa. Uma refeição simples e deliciosa, pronta num ápice para aqueles dias onde o tempo não dá para tudo...

Ingredientes

- tortilhas de trigo mexicanas
- queijo ralado em fios*
- tomates-cereja cortados em quartos
- azeitonas pretas descaroçadas, cortadas em rodelas
- peito de peru fumado cortado em tiras finas
- orégãos secos q.b.
- sal & pimenta moída no momento
- óleo vegetal para untar

* usei uma mistura de queijo de São Jorge + emmental, mas quelquer tipo de queijo gordo que derrete bem serve (como cheddar, queijo flamengo, etc...)


Preparação

Embeber uma folha de papel absorvente com óleo e untar o fundo de uma frigideira anti-aderente. Aquecer a frigideira em lume médio-alto.

Colocar uma tortilha na frigideira e deixar aquecer até que se comecem a formar bolhas de ar na tortilha, sacudindo a frigideira com frequência.

Polvilhar a superfície da tortilha com uma mão cheia de queijo ralado. Juntar alguns quartos de tomate-cereja, rodelas de azeitona e tiras de peito de peru, tendo o cuidado de não sobrecarregar a tortilha.

Temperar com sal, pimenta e orégãos à gosto. Cobrir a frigideira com uma tampa e cozinhar até o queijo se apresentar bem derretido, verificando com frequência para a tortilha não queimar.

Dobrar a tortilha com o auxílio de uma espátula, como se fosse uma omeleta. Retirar a quesadilla da frigideira e corta-la em triângulos. Servir de imediato, acompanhando com salada de alface.

Fonte : receita adaptada do blog Simply Recipes (E.U.A.)

Fumado : Defumado - Orégão : Orégano - Pimenta : Pimenta do reino - Queijoflamengo : Queijo prato - Cebola de rama : Cebolinha verde - Papel absorvente : Papel toalha - Fiambre : Presunto cozido - Chouriço : Lingüiça portuguesa

13 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo excelente blog de cozinha!
    Visito-a todos os dias e congratulo-me de já me ter deliciado, assim como aos meus, com muitas das suas ideias! Andava a arranjar coragem para aqui deixar o meu abraço e aproveitei a receita simples de hoje para o fazer! Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Querida Margarida,

    Obrigada pela sua tão simpática mensagem. Fico feliz por gostar da minha cozinha virtual onde será sempre bem vinda. :-)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Elvira!!! ADORO QUEIJO!
    esta com mto bom aspecto esta tortilha!!! GOSTEI IMENSO!! como sempre! o q fazes, fazes BEM!

    ResponderEliminar
  4. Adoro Tortilhas e a tua está com óptimo aspecto!! Só é pena que nem sempre se encontrem à venda :(
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Soraia,

    Garanto-te que encontrarás tortilhas mexicanas da marca Old El Paso à venda em qualquer supermercado português. Pelo menos, nos Modelo e Continente, há sempre.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Que delicia! Amo, amo, amooooooooooooo... Adorei a receita! Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. De facto, é uma receita bem fácil e prática para o dia-a-dia atribulado que levamos! E deve ser deliciosa, com essa enorme variedade de conjugações de ingredientes! Beijocas.

    ResponderEliminar
  8. Amooooooo Quesadillas! Prato gostoso demais de fazer e comer! E dá pra variar bastante os recheios...delícia! Se bem que eu ficaria com certeza com esse que você fez de queijo, azeitonas, peito de peru........hummmmmmm! Babei!!!! rsrs
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. nunca comi mas sei que ia adorar.
    é mesmo daqueles petiscos à minha medida!

    ResponderEliminar
  10. Nunca comi, mas é uma boa ideia para uma refeição rápida :)

    ResponderEliminar
  11. Que delicia de tortilha para aproveitar as sobras e para aqueles jantares de sábado, que gosto bem levinhos, para poder descansar da semana, o q ultimamente tem sido difícil.
    Gsotei bastante da ideia, estou tentada e procurar estas trotilhas e testar.
    Adorei a sujestão.

    ResponderEliminar
  12. Uma ideia fantástica para uma refeição rápida ou um lanche.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Eu nunca comi essa tortilla que você sugeriu... eu compro aqui em Sampa na Villa Buena (www.villabuena.com.br)...

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !