8 de dezembro de 2008

Alcatra de coelho



A alcatra - uma especialidade açoriana cozinhada num alguidar de barro não vidrado - é um prato emblemático da ilha Terceira. A versão mais conhecida é feita com carne de vaca, mas existem inúmeras variantes à base de carnes diversas, peixes e até vegetais. Cada freguesia tem a sua receita. Descobri o modo de preparo da alcatra de coelho num livro muito interessante que me ofereceu um grande amigo nosso terceirense - o José Adelino, sobre a culinária e as tradições da ilha: Cozinha tradicional da ilha Terceira, de Augusto Gomes (Ed. Tabacaria Angra). Uma delícia...!

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 coelho grande cortado em pedaços
- banha ou manteiga q.b.
- 4 cebolas picadas
- 4 dentes de alho picados
- 100 g de toucinho fumado cortado em pedaços (bacon)
- 1 colher (sopa) de grãos de pimenta da Jamaica
- 1 pau de canela
- 1 l de vinho tinto ou branco
- sal grosso

Preparação

Esfregar muito bem os pedaços de coelho com sal grosso. Colocar num recipiente fundo. Juntar metade das cebolas e dos alhos picados. Cobrir com vinho e deixar marinar por umas horas, ou de um dia para outro.

No dia da preparação, untar um alguidar de barro não vidrado com banha ou manteiga. Colocar as cebolas e os alhos restantes no fundo. Juntar os pedaços de toucinho, os grãos de pimenta e o pau de canela.

Escorrer os pedaços de coelho e juntar ao alguidar. Regar com vinho sem cobrir totalmente a carne.

Colocar o alguidar no forno e ligar este a 200ºC. Deixar cozer até o coelho se paresentar bem dourado e cozido e o molho apurar (1h30-2h00). Se o molho secar, juntar pequenas quantidades de vinho. Quase no final da cozedura, virar a carne para que doure de todos os lados.

Desligar o forno e cobrir o alguidar com uma folha de alumínio alimentar. Deixar no forno apagado até ao dia seguinte. Servir bem quente, com fatias de pão rústico ou batatas cozidas, arroz, etc.

Ver também : Alcatra de carne


Fumado : Defumado

9 comentários:

  1. Eu sou da "terra das alcatras", e sobrinha do senhor que escreveu esse livro, que é na minha opinião, uma maravilhosa compilação dos "tesouros" da cozinha tradicional terceirense!
    Através do Delícias e Companhia da Manuela, minha amiga de longa data, sigo o seu blog já há algum tempo. Encontro-me a passar férias na Terceira. Não sei para quando está prevista a sua chegada aqui à ilha, mas pode ser que ainda tenhamos oportunidade de nos encontrarmos por aí.
    Sorte!
    Bj da Jo:)

    ResponderEliminar
  2. É uma honra para mim receber um comentário da sobrinha do Sr. Augusto Gomes, querida Jo. :-)

    Gosto imenso do livro. Além das receitas, está muito bem escrito. Até o meu marido gosta de o ler.

    A minha viagem de instalação está marcada para o próximo dia 19 de Dezembro. Terei muito gosto em conhecê-la. Se é amiga da Manuela, só pode ser uma pessoa simpática e interessante. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. E já lá vai o tempo em que eu achava que alcatra era uma parte da vaca... Estas são fascinantes!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Elvira querida,
    Que maravilha este prato! Adoro coelho! Aqui no Brasil, alcatra é um corte do boi, assim como picanha, peito e file mignon.
    Aprendi uma nova!! Obrigada!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei esta receita de coelho!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Estou a ver que o alguidar está a ficar mais escurinho. Quando mais velho ele for ficando melhor ficam as alcatras.

    Estou a ver que a "Joanina" e a Elvira já se conheceram :) Ainda nos encontramos todas em breve.

    ResponderEliminar
  7. Gosto imenso de coelho, e este modo tradicional de o fazer deve ser simplesmente delicioso!

    ResponderEliminar
  8. Elvira,
    Então havemos de combinar qualquer coisa. A amiga Manuela servirá de elo de ligação! ;) Vou cá estar até meados de Janeiro, por isso ainda temos tempo. Será um prazer conhecê-la.
    Boa viagem e até breve!
    Bj da Jo

    ResponderEliminar
  9. Elvira,
    Muitos parabéns por este blog fantástico. Cada vez que estou com falta de inspiração culinária cá venho eu ao Bistrot em busca de ideias! E resulta sempre!!! Quanto à alcatra queria experimentar, mas não consigo encontrar o dito alguidar de barro não vidrado, aqui no continente. Moro nos arredores de Vila Franca de Xira, será que alguém sabe onde comprar este alguidar nesta zona? Ou será que terei de visitar a Ilha Terceira (esta até era uma boa desculpa para conhecer a ilha ;-) ).
    Obrigada

    Sónia

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !