21 de julho de 2008

Creme de iogurte com polpa de cereja



Ultimamente, tenho andado muito virada para os frutos vermelhos pois fui convidada para ser a cozinheira do mês da revista francesa online La Fureur des Vivres cujo tema de Julho de 2008 é precisamente dedicado aos frutos vermelhos. Foi nesse quadro que imaginei esta sobremesa fresca com cereja e iogurte, deliciosa para fechar uma refeição ligeira de Verão...

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de cerejas maduras
- 75 g de açúcar
- 50 ml de água
- 50 ml de licor de cereja
- 2 iogurtes naturais
- 250 g de queijo creme
- sumo de 1 limão
- 100 ml de natas
- folhas de hortelã

Preparação

Lavar, secar e descaroçar as cerejas. Triturar as cerejas até obter um puré. Colocar o puré de cereja num tacho, juntamente com o açúcar, a água e o licor de cereja.

Aquecer em lume médio até espessar, mexendo com frequência. Retirar o tacho do lume e deixar arrefecer por completo.

Colocar o iogurte, o queijo creme, as natas e o sumo de limão numa tigela. Bater muito bem com uma vara de arames até o creme se apresentar bem ligado e fofo.

Dispor camadas alternadas do preparado de cereja e de creme de iogurte em taças de sobremesa. Decorar com folhas de hortelã e levar ao frigorífico até ao momento de servir.

Queijo creme : Requeijão cremoso - Sumo : Suco - Natas : Creme de leite - Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira

7 comentários:

  1. Também tenho andado virada para os frutos vermelhos e sobremesas práticas e frescas é tudo o que estamos a precisar para nos aliviar um pouco deste calor absurdo que tem feito. Receita anotada.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Já fui visitar o site de que falas. Além desta receita doce maravilhosa, ideal para os dias quentes, fiquei absolutamente conquistada por aquela salada que lá publicaste com uma apresentação espectacular.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ai cerejas... Fez parte da minha lista "não posso deixar de comer em PT". Adoro! Mas curiosamente nunca as usei em sobremesas... Esta, está com um aspecto lindíssimo! :o)

    Excelente participação, Elvira! :o)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Elvira!
    Esta tacinha está de fazer perder a cabeça... é uma alegria vir visitar a sua cozinha, «um mundo cuja chaminé é o sol»...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Que bela participação Elvira!!!
    Adorei esta sobremesa tão fresquinha!!Parabéns.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  6. Elvira que maravilha até fiquei de olhos em bico! Um bjo Natércia...

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !