4 de janeiro de 2008

Lombo assado à portuguesa



Uma receita simples mas que resulta sempre e que toda a gente costuma apreciar. É assim que o meu marido mais gosta de comer lombo de porco...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 kg de lombo de porco
- sal & pimenta
- 1 colher (sopa) de massa de pimentão
- 2 cravinhos
- 4 dentes de alho esmagados
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de salsa
- 3 dl de vinho branco
- 2 cebolas cortadas em gomos
- 2 colheres (sopa) de margarina vegetal
- 1 kg de batatas
- 2 dl de azeite

Preparação

Na véspera, temperar o lombo com sal, pimenta, a massa de pimentão, os alhos esmagados, alguma salsa e as folhas de louro. Picar um cravinho em cada extremidade do lombo. Cobrir e reservar no frigorífico de um dia para o outro.

No dia da preparação, pré-aquecer o forno a 190ºC.

Transferir a carne para uma assadeira. Regar com o vinho e juntar os gomos de cebola. Barrar a carne com a margarina e levar ao forno por aproximadamente 1 hora, a 190ºC. Regar frequentemente a carne com o próprio molho e virar a meio da cozedura.

Lavar muito bem as batatas, sem descascar. Cozer as batatas por 30 minutos em água a ferver temperada de sal. Escorrer e descascar. Cortar as batatas em quartos e salteá-las até dourarem no azeite aquecido. Temperar com sal e pimenta. Juntar as batatas à assadeira com a carne 10 minutos antes do final da cozedura.

Fatiar finamente o lombo e colocá-lo numa travessa. Juntar as batatas e decorar com a salsa restante. Servir de imediato.

Pimenta : Pimenta do reino
Cravinho : Cravinho da Índia
Frigorífico : Geladeira

14 comentários:

  1. Primeiraaaaaaaaaaaaa o/

    hmmmm meu marido vai adorar essa receita amiga!!!!

    ResponderEliminar
  2. Está com uma "carinha" linda este lombo.

    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. hUMMMMMM, INTERESSANTE....
    Vou experimentar com os cravinhos, estes são novidade para mim!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. a foto está super apetitosa. sabes o que eu gosto mais no lombo? quando sobram umas fatias no dia seguinte fazer uma sanduiche... foi a primeira coisa que me lembrei quando olhei para a foto: "que rica sandocha eu comia ao almoço, com tomate e alface"...lol

    ResponderEliminar
  5. mas k bom aspecto elvira.............maravilha o simples fica sempre bem...bjokas

    ResponderEliminar
  6. que foto tentadora...nem sei porque me surpre
    ndo sempre que entro nesta cozinha :) afinal de contas em cada receita tua tens sempre um toque especial que me consegue surpreender e agradar

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Elvira! Um Feliz 2008 para você e sua família! Estou me deliciando com suas últimas receitas, elas abrem o apetite. As fotos estão lindas! Bjs!

    ResponderEliminar
  8. Por aqui não temos a massa de pimentão. Será que dá para fazer em casa? Retirando a pele, cozinhando ou refogando até ficar tenra e depois processar...ou seria melhor assar e depois processar com óleo/azeite?
    bjinho,
    Nina.

    ResponderEliminar
  9. Elvira, adorei as últimas receitas. Nunca tinha pensado em nabo glaceado. O aspecto ficou maravilhoso.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Que apetitoso, Elvira. Tive a mesma dúvida da Nina - será que daria certo assar o pimentão e processá-lo com azeite para obter a massa de pimentão?

    Beijos!

    ResponderEliminar
  11. Queridas Nina e Letrícia: o melhor é substituir por paprika. :-)

    Beijos.

    ResponderEliminar
  12. Que aspecto tentador e que saudades de uma bela fatia de um lombo assim :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. E eu que adoro lombo assado...
    Este parece ficar bem suculento!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  14. Sempre que faço lombo acho que a carne fica seca. Sua idéia é bem interessante, vou experimentar! Bjs

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !