11 de junho de 2007

Havemos de ir a Viana...

Aproveitamos o feriado e o fim de semana prolongado para passear pelo Norte. Quem conhece a região pode confirmar que é uma terra cheia de encantos diversos, tradições e história. Três dias não bastam para conhecer tudo, nem de longe...! Todavia, foi uma pausa maravilhosa.



Quando chegamos a Viana do Castelo, fomos logos atraídos pela igreja de Santa Luzia que domina orgulhosamente a cidade...



A bruma matinal que subia do Atlântico tinha transformado a paisagem em cenário de conto de fadas...



Após uma visita demorada, a fome começou a apertar... Dirigimos-nos então para a belíssima pousada de Santa Luzia para tomar um aperitivo e almoçar.



Detesto tirar fotografias nos restaurantes, mas garanto que o bacalhau com broa, o peito de frango recheado com farinheira e o vinho do Douro que nos foram servidos no restaurante da pousada eram divinais. Sem falar no quadro chiquérrimo nem no serviço impecável...



Partimos da pousada em direcção à aldeia próxima de Areosa onde tínhamos reservado um pequeno apartamento na Quinta da Boa Viagem... Gostamos muito mais de turismo rural ou de habitação que de hotéis. Permite que se ajude a preservar magnífico património histórico privado desfrutando de locais fora do vulgar.



A quinta deve o nome "Boa Viagem" à pequena capela de 1512 que se pode ver logo à entrada. O alpendre costumava servir de local de descanço aos peregrinos que viajavam a pé para Santiago de Compostela.



A entrada principal da quinta da Boa Viagem...



A quinta começou a ser edificada no século XI. Reconhece-se o traço de uma torre fortificada na habitação principal cuja últimas alterações foram feitas no século XVI. Quem nos contou a história do local foi o descendente directo do seu primeiro proprietário em pessoa...



Alojamentos para os hóspedes...



Representação do primeiro habitante da quinta...



O tanque...



Vista da habitação principal...



Pormenor do jardim...



Chinesices barrocas no jardim...



Vegetação exuberante...



Nem apetecia sair... Piquenique frugal no jardim: presunto, camarão grande, espumante do Douro, pão fresco e manteiga... Vista para o mar...



O local de oração mais romântico do mundo, no jardim...



Um cantinho barroco do jardim dedicado à frescura e à preguiça...



Fontes e mais fontes...



Um regato onde costumam brincar as crianças de Areosa quando o calor aperta...



A quinta tem uma piscina muito agradável... Mas o mar fica ali tão perto...!



Não podíamos passar sem uma visita a Guimarães, berço de Portugal que lá nasceu dia 24 de Junho de 1185... Uma cidade maravilhosa que merece uma visita prolongada.



Ao cuidado das amigas brasileiras: a placa comemorativa que se encontra debaixo da estátua do Fundador foi oferecida pelo Brasil...



Durante uma breve passagem por Braga, o João não resistiu e comeu uma francesinha (obviamente estou-me a referir ao célebre snack nortenho...!) no famoso Café Vianna.



Outro dos encantos desta viagem pelo Minho foi ter conhecido pessoalmente a querida Fátima (do lado direito, na fóto; a outra, sou eu), a já famosa autora do blog 100% Açúcar. Acreditam que estávamos a pousar mesmo frente à famosa pastelaria Natário de Viana do Castelo e que nem sequer comi uma bola de Berlim...? O tempo era pouco - roubei a Fátima a um marido doente e às meninas que esperavam por ela na piscina (perdoem-me, sim...?), e não queria perdê-lo a comer um bolo - mesmo do melhor, e perdendo também preciosos minutos de uma conversa tão agradável. Mais pormenores aqui...



Já no caminho do regresso, almoçamos no Celeiro, um restaurante muito simpático dos arredores de Ponte de Lima, precisamente na aldeia de Bertiandos, numa rua paralela ao lindo solar que podem ver na fóto acima.



Ainda paramos pelo caminho em Vila Verde e no Porto onde nos encontramos com duas amigas queridas. Após tantas coisas lindas, amizade, carinho..., o regresso custou muito...! Sem dúvida possível, voltaremos...!

-----------------

Para comer bem, dormir, namorar, tomar uma bebida...

Quinta da Boa Viagem
Areosa - Viana do Castelo
Tel. 258 835 835 / 935 835 835
E-mail: reservas@quintadaboaviagem.com
Site

Pousada do Monte de Santa Luzia
Monte de Santa Luzia
Viana do Castelo
Site

Restaurante Casa d'Armas
Largo 5 de Outubro, 30 - R/C
Viana do Castelo
Tel. 258 824 999

Pastelaria Natário
Av. Combatentes da Grande Guerra
Viana do Castelo
Tel. 258 826 856

Restaurante O Celeiro
Bertiandos - Ponte de Lima
Tel. 258 942 815

Café Vianna
Av. Central - Arcada
4700 Braga
Tel. 253 262 336

18 comentários:

  1. Elvira, menina, cada vez tenho mais vontade de conhecer Portugal. Que legal transmitir e compartilhar experiências de comida, viagens e tudo mais. Do contrário,como é que jamais eu imaginaria todas essas coisas lindas e maravilhosas por esse mundão a fora. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Portugal é muito lindo!!! que país fantástico....estou com formiguinhas para visitar! obrigada por nos mostrar essas belezuras todas! bjos

    ResponderEliminar
  3. Gostei tanto de ter uma cara para ligar ao nome!!!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Querida Elvira, que passeio incrível. Como já disse, já estive em Viana do Castelo e em Guimarães também. Só não conhecia a Pousada da Boa Viagem e confesso que fiquei morrendo de vontade de passar uma tarde naquele jardim. No entanto, o melhor do post foi conhecer você e a Fátima. Um beijo brasileiro com saudades de Portugal.

    ResponderEliminar
  5. Há coisas engraçadas... Este fim de semana prolongado também aproveitar para passear por portugal... Também estive no norte, em Guimarães, Braga e Gerês!
    Se eu soubesse....
    Também comi uma delicioso bacalhau com broa, uma codornir recheada com alheira de caça, uma francesinha no Porto, já no regresso, cabrito assado, bucho recheado, filetes de polvo....
    Ai a balança!

    ResponderEliminar
  6. Que viagem fabulosa...e tantas sugestões: obrigada pelas dicas!
    E foi bom "conhecer-te" pela foto!!:)

    ResponderEliminar
  7. Elvira, prazer em conhecer, gostei de ver sua foto! As fotos estão lindas, dá mesmo vontade de pegar o próximo vôo para Portugal!

    ResponderEliminar
  8. Olha que giro!! Veio visitar a minha terra! Gostou de Guimarães Elvira? Eu adoro! É a minha terrinha e basta né?
    E a colher-de-pau tb passou por cá! Muito bem!
    Eu tb fui ao gerês no feriado! Tomar um belo banho de rio! E que bem que soube!

    ResponderEliminar
  9. Elvira, adorei te conhecer! Voce eh gira mesmo! :-)
    Bom, depois dessas fotos, so fiquei mais animada ainda com os meus planos portugueses. beijao! :-)

    ResponderEliminar
  10. Querida Fer: você tem o nobre apelido de Guimarães, o berço de Portugal... Não pode perder! ;-)

    E já agora, o apelido completo também do meu escritor brasileiro favorito... :-)

    ResponderEliminar
  11. OLA ELVIRA!!!!!

    Eu sou a “larápia” de serviço do seu blog, tenho feito um sucesso com as suas receitas que nem imagina. Na quinta feira foi a comunhão da Carolina e as suas entradas fizeram parte do menu e alguns doces!!!! Todos adoraram!!!!
    Quero dizer que também tem as portas abertas no Porto (não é só em Viana) ah!ah!ah! Eu sei que a inveja é uma coisa feia ah!ah!ah! mas o Porto é lindíssimo. Temos (eu e o meu clã) todo o prazer de a receber quando decidir visitar esta cidade de campeões…. beijos Linda (uma admiradora)

    e-mail - clarindaoliveira@gmail.com

    ResponderEliminar
  12. Elvira, que fim de semana fantástico.Também eu prefiro o turismo rural ou de habitação porque nos deparamos com ambientes totalmente diferentes e muito acolhedores. Fico contente por ter vindo ao Norte e mais ainda por ter o privilégio de a "conhecer" :-). Falha grave foi realmente não ter provado as bolas de berlim do Natário porque a sua barriguinha ía agradecer :-). Mas assim já tem um pretexto para voltar em breve. ;-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olha gostei muito de ler um bocadinho de ti sem ser de receitas... e gostei essencialmente de ver a tua fotografia, gosto sempre de conhecer as pessoas por quem sinto algum tipo de empatia. A Fátima também é uma pessoa que leio bastante e que tenho experimentado já bastantes coisas dela.

    Eu agora blogo muito menos porque tive uns problemas no emprego e evito de ir à net mas sempre que posso ponho lá qualquer coisita no meu blog das receitas e salto até aqui.

    Beijinho (sou a Gioconda das Receitas da Tia Gio)

    ResponderEliminar
  14. Elvira, fiquei encantada com as fotografias (principalmente com a nossa.... ;). mas não fazia ideia que a Quinta da Boa Viagem fosse assim..tão pertinho de mim e tão escondidinha!
    Quanto à Pousada de Sta Luzia, é de facto muito bonita e selecta e tem um lugarzinho muito especial no meu coração; foi lá que passei a minha primeira noite de lua de mel há quase 11 anos...

    ResponderEliminar
  15. Elvira, achei maravilhosa a sua Terra, Portugal é mesmo linda! Qualquer dia se Deus quiser, vou conhecer. E gostei de sua foto. Parece que já nos conhecemos melhor!
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Não acredito que não foi comer Rojões com papas de sarrabulho em Guimarães. :d

    ResponderEliminar
  17. Viana do Castelo... a minha cidade...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Minha amiga, (espero poder trata-la assim) vi que gostou de visitar a minha cidade, mas tenho de lhe dizer que a batalha de s. mamede foi em 24 de junho de 1128! bons passeios e espero um dia voltar a te-la por ca! http://atelier.hannover2000.mct.pt/~pr319/

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !