11 de junho de 2007

Frango assado perfeito



Tenho montes de coisas para contar e mostrar...! Passei um fim de semana fantástico no Norte de Portugal e até tive a sorte de conhecer pessoalmente uma blogueira muito querida... Vou manter o "suspense" mais um bocadinho. Ainda hoje tentarei postar algumas fótos do nosso passeio encantador e revelarei a identidade da misteriosa blogueira... Por enquanto, só vos digo que vive nos arredores próximos da maravilhosa cidade de Viana do Castelo... Até lá, deixo-vos com esta suculenta receita. Toda a gente sabe fazer frango assado, nê...? Só que alguns pormenores transformam um simples frango assado numa refeição inesquecível. Para tal, segui os óptimos conselhos da revista portuguesa Blue Cooking de Maio de 2007...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 frango de 1,6 kg
- sal grosso
- pimenta moída na altura
- azeite q.b.
- 1 cebola picada
- 3 chávenas (chá)* de miolo de pão picado
- 1 colher (chá) de ervas secas**
- 30 g de manteiga amolecida
- 2 folhas de louro
- 1/2 l de caldo de galinha

* 1 chávena de chá (ou xícara) = 1 boião de iogurte
** Salva, tomilho, orégãos, mangericão, etc.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Pincelar o frango com azeite. Temperar com sal e pimenta. Massajar o frango com o sal e a pimenta. Reservar.

Preparar o recheio de ervas: aquecer 2 colheres (sopa) de azeite numa frigideira, em lume médio. Juntar a cebola picada e refogar até esta se apresentar dourada (sem queimar). Adicionar o miolo de pão picado, as ervas secas e a manteiga. Temperar com sal e pimenta. Misturar até a mistura ficar homogénea e ligada.

Inserir o preparado na cavidade do frango sem encher demasiado (o recheio não deve ficar compacto pois caso contrário não vai ficar assado por completo).

Atar as patas do frango com fio de cozinha para este manter a forma enquanto assa e para o recheio não sair da cavidade.

Colocar o frango sobre a grelha do forno com o tabuleiro por baixo. Verter algum caldo de galinha no tabuleiro e juntar as folhas de louro. Assar a 200ºC por aproximadamente 1 hora ou até o frango ficar dourado por inteiro. Se for necessário, acrescentar pequenas quantidades de caldo de galinha no tabuleiro e pincelar o frango com um pouquinho de azeite.

Deixar o frango repousar por 15 minutos no forno desligado, com a porta deste entreaberta. Servir com puré de batata caseiro e salada mista.

Pimenta : Pimenta do reino - Salva : Sálvia
Orégãos : Orégano - Fio de cozinha : Barbante

10 comentários:

  1. Irei tentar. Nunca consegui fazer um frango assado no forno que ficasse com vontade de repetir...
    bijinhos

    ResponderEliminar
  2. O passeio deve ter sido ótimo Elvira. Já estive no norte de Portugal e conheço Viana do Castelo, que parece cenário de um conto de fadas. Ai, fico com saudades só de lembrar da viagem inesquecível que fiz a esta terra maravilhosa. Conte mais sobre a sua, fiquei curiosa. O seu franguinho está um espetáculo. Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Elvira o seu franguinho deve estar uma maravilha um já comia uma perninha.um bjs...Natércia

    ResponderEliminar
  4. Elvira, já estraguei o suspense....

    ResponderEliminar
  5. no proximo ano serei eu ai em Portugal.... :-))
    beijoo,

    ResponderEliminar
  6. olá ... linda foto em viana!!! beijo ninfanysa

    ResponderEliminar
  7. Quero ver mais fotos da sua viagem, Elvira! E saber quem é a blogueira misteriosa, é claro... E essa Blue Cooking consegue melhorar até nosso frango assado de cada dia, não é mesmo? Isso, aliado à sua genialidade na cozinha, deve ter resultado em um frango delicioso mesmo! ;o) Beijos, amiga!

    ResponderEliminar
  8. perfeito mesmo! está com uma aparência ótima!

    ResponderEliminar
  9. Elvira, o teu blog é simplesmente fantástico e cada vez que aqui venho a minha lista de coisas a experimentar aumentar perigosamente LOL! Este frango deve ficar divino e acho que a dica a reter é colocar o frango na grelha e não no tabuleiro. Uma coisa tão simples e que evita que o frango fique cozido em vez de assado. Como é que não me lembrei disso antes?!
    Muio obrigada pelas receitas maravilhosas, pekas dicas certeiras e pela simpatia imensa =).

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !