4 de abril de 2007

Tajine de keftas com grão e curgete



As keftas são umas populares almôndegas marroquinas muito aromáticas. Acompanham couscous, tajines e vários outros pratos oriundos de África do Norte. Um tajine não é senão um estufado oriental - geralmente marroquino ou libanês - cozinhado em barro. De comer e chorar por mais...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de carne de vaca picada
- 2 ovos
- 250 g de grão de bico seco
- 1 kg de curgetes
- 1 lata grande de tomate pelado (+/- 400 g)
- 3 cebolas grandes picadas
- 4 dentes de alho picados finamente
- 1 ramo de salsa (ou de coentros frescos)
- 10 cl de azeite
- 100 g de miolo de pão da véspera
- farinha q.b.
- leite q.b.
- 1 colher (chá) bem cheia de ras-el-hanout*
- 1 colher (café) de gengibre em pó
- 1 malagueta finamente picada
- sal & pimenta

* o ras-el-hanout é uma mistura de especiarias típicas de África do Norte. Como não é nada fácil encontrar os frasquinhos por cá, a minha mãe é que me costuma fornecer via Paris... Mas pode-se substituir o ras-el-hanout por uma quantidade equivalente de uma mistura constituida por canela, erva-doce, noz-moscada e cominhos em pó

Preparação

Demolhar o grão de bico em bastante água fria de um dia para o outro. No dia da preparação, escorrer o grão e cozê-lo em água a ferver temperada com sal por 1 hora.

Colocar o miolo de pão esmigalhado numa tigela. Cobrir com leite e demolhar por 10-15 minutos. Escorrer muito bem o miolo de pão.

Misturar a carne picada com o miolo de pão, 1 ovo, os alhos, 2 colheres (sopa) de salsa previamente picada, o gengibre, o ras-el-hanout, sal e pimenta. Moldar as almôndegas.

Passar as almôndegas por farinha e depois pelo ovo restante batido. Levar as almôndegas a dourar de todos os lados em lume médio no azeite aquecido por aproximadamente 15 minutos. Retirar as almôndegas da frigideira, escorrer sobre papel absorvente e reservar.

Refogar as cebolas picadas na mesma gordura até dourar um pouco. Adicionar o tomate pelado picado grosseiramente juntamente com a calda deste. Regar com 40 cl de água a ferver e cozinhar em lume brando por 20 minutos. Temperar com sal e pimenta.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Escorrer muito bem o grão de bico. Lavar as curgetes, removendo as extremidades. Cortar as curgetes em rodelas.

Colocar o grão de bico no fundo de uma panela de barro (ou de um recipiente próprio para tajine). Adicionar as rodelas de curgete e cobrir com as almôndegas. Temperar com a malagueta picada. Regar com o molho de cebola e tomate.

Polvilhar com a restante salsa picada e cobrir com uma tampa. Levar a cozer no forno por 1h30, a 180ºC. Retirar a panela do forno e servir de seguida, na própria panela.

Carne picada : Carne moída - Curgete : Aboborinha italiana - Pão de véspera : Pão amanhecido - Pimenta : Pimenta do Reino

5 comentários:

  1. Bom dias Elvira!
    Tu blog é muito lindo e tu tajine de keftas com grào e curgete também, é muito lindo! Pardon pour mon "portugais" maladroit, les cours de la fac sont loin, je ne le parle pas bien mais je comprends tout, alors en français: Bravo pour ton blog et ton tajine me met l'eau à la bouche!!!

    ResponderEliminar
  2. Merci de ta visite à mon petit coin portugais, chère Lakbira. Je suis très flattée que mon tajine te plaise, vraiment! :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Cara Elvira,

    que deliciosa sugestão! Eu amo comida marroquina e esta receita é perfeita!
    Adoro o seu blog e o carinho com que você traduz termos culinários do português de Portugal para o nosso, brasileiro.
    Um beijo do Brasil e muito sucesso pra você!
    Luciana - Bistrô Pimenta

    ResponderEliminar
  4. Elvira, gostei de sua descrição, de chorar por mais... deve ser um estouro de bom!

    ResponderEliminar
  5. Elvira
    Fiz esta receita e adorei!
    Você pode conferir o resultado no meu blog.
    katmont.blogspot.com
    Beijos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !