10 de abril de 2007

Rissóis de peixe



Gosto imenso de rissóis de pastelaria, mas detesto aqueles que se compram congelados e prontos a fritar. Muitas vezes são de má qualidade e trazem pouco recheio lá dentro. Estes rissóis caseiros são verdadeiramente deliciosos e permitem aproveitar sobras de peixe cozido da melhor maneira...

Ingredientes para 12-15 unidades

Recheio

- 400 g de peixe cozido (pescada, etc.)
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 4 tomates pequenos pelados e picados
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de pão ralado
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- sal & pimenta

Massa

- 350 g de farinha de trigo
- 50 g de manteiga
- 6 dl de água
- 1 pitada de sal fino

- 2 ovos batidos
- pão ralado q.b.
- óleo vegetal q.b.

Preparação

Alourar a cebola e os alhos picados no azeite. Juntar os tomates picados, envolver e cozinhar por 5 minutos.

Eliminar as peles e as espinhas do peixe. Desfiar grosseiramente o peixe e adicioná-lo ao preparado. Polvilhar com o pão ralado e com a salsa. Temperar com sal e pimenta. Misturar e retirar do lume. Deixar arrefecer.

Preparar a massa: colocar a água, a manteiga e o sal num tacho anti-aderente. Levar a ferver. Juntar a farinha de uma só vez. Mexer muito bem com o auxílio de uma colher de pau até a massa descolar do tacho.

Retirar o tacho do lume e transferir a massa para a bancada. Deixar arrefecer. Amassar um pouco e estender finamente com o auxílio de um rolo.

Recortar pequenos círculos de massa com o auxílio de uma tigelinha virada. Distribuir colheradas de recheio pelos círculos de massa. Fechar em meias-luas, pressionando as bordas com as pontas dos dedos para soldar.

Passar os rissóis pelo ovo batido e depois pelo pão ralado. Levar a fritar em óleo previamente aquecido até os rissóis se apresentarem douradinhos dos dois lados. Escorrer muito bem sobre papel absorvente.

Servir os rissóis quentes, mornos ou frios, acompanhando com salada de alface.

Pão ralado : Farinha de rosca
Pimenta : Pimenta do Reino

8 comentários:

  1. Que delícia Elvira!! Aqui no Brasil costumamos comer os rissóis, que chamamos de risoles, de palmito, de catupiry e de presunto e queijo. O de peixe é bem original. Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Querida Cláudia, em Portugal, os rissóis são quase sempre recheados com camarão ou peixe. E são deliciosos! :-)

    ResponderEliminar
  3. Isto é que eu tenho de confessar que não tenho paciência para fazer.... que vergonha !!!!


    Olha Elvira apaguei o comentario anterior e tens ai mais dois em nome d"o meu diario", são meus da Gioconda, mas estive a fazer uma coisa a uma amiga no template dela e esqueci-me de fazer log out....

    ResponderEliminar
  4. Parecem muito fáceis e práticos.
    Já imprimir para fazer o mais rápido possivel.

    ResponderEliminar
  5. Olá Elvira,

    Experimente fazer os rissóis no forno, em vez de fritos. Passe-lhes uns fios de azeite por cima e leve a tostar no forno. Ficam bons e menos gordurosos da fritura. Há quem prefira com o sabor da fritura, mas vale a pena experimentar.

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está uma boa receita !daquelas que eu procurava num blog português ...

    ResponderEliminar
  7. A receita parece muito boa, tenho que experimentar. E Agradecer a sugestão do Chef Janvier do modo como os fazer no forno. Apesar de não saber tão bem, fazem menos mal.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Li num comentário que se podem tambem colocar n o forno.Gostaria de experimentar.São preparados de igual maneira não é? Depois de passados em ovo e pão ralado pincelamos com azeite e colocamos em tabuleiro no forno?O forno será pré aquecido?mais ao menos quanto tempo levará a cozer?

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !