3 de janeiro de 2007

Trouxas de codornizes com cogumelos



De vez em quando, o meu marido também cozinha. E muito bem, como se pode ver com este prato francês requintado e suculento que me foi servido ultimamente. Aqui segue a receita do João Manuel...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 codornizes
- óleo
- 500 g de cogumelos frescos (pleurotes ou champignons)
- 300 g de bacon cortado em cubinhos
- 200 g de cebola
- 1 cenoura grande
- 1/2 garrafa de vinho tinto
- 1 ramo de cheiros*
- sal & pimenta moída na altura
- 1 cálice de vinho da Madeira
- 2 colheres (chá) de fécula de milho (maisena)
- 4 crepes
- 1 raminho de cebolinho

* 1 folha de louro + 1 rama verde de alho-francês + 1 haste de tomilho + 1 haste de alecrim + 2 hastes de salsa, atadas juntamente com fio de cozinha

Preparação

Descascar, lavar e arranjar os legumes. Cortar a cebola em rodelas finas. Cortar a cenoura em palitos. Limpar muito bem os cogumelos, removendo os pés terrosos. Fatiar os cogumelos. Reservar.

Arranjar, lavar e secar as codornizes. Aquecer um pouco de óleo numa panela e alourar as codornizes de todos os lados. Retirar as codornizes e reservar. Eliminar alguma gordura da panela.

Colocar as cebolas, a cenoura, os cogumelos e os cubinhos de bacon na panela. Envolver muito bem. Regar com o vinho tinto e um pouco de água.

Juntar as codornizes e o ramo de cheiros. Temperar com sal e pimenta. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume muito brando por 2 horas, até a carne das codornizes despegar dos ossos.

Preparar os crepes como explicado aqui. Reservar.

Retirar as codornizes da panela. Eliminar os ossos e desfiar a carne. Distribuir as codornizes desfiadas, os cubinhos de bacon e os cogumelos por 4 crepes. Fechar, formando trouxas. Atar com o cebolinho. Reservar num local aquecido.

Eliminar o ramo de cheiros da panela. Refrescar o molho com o vinho da Madeira. Adicionar a maisena e mexer com uma vara de arames, em lume brando, até o molho ficar espesso e cremoso.

Dividir o molho por 4 pratos. Colocar as trouxas sobre o molho e servir de seguida, acompanhando com batatas salteadas ou puré de nabo.

1 comentário:

  1. Seu marido é mesmo prendado, hein, Elvira? O prato está lindo!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !