17 de janeiro de 2007

Folhadinhos mistos



Nem sei porque publico esta receita... É tão simples, fácil e básica que toda a gente deve conhecê-la de cor e salteado. De qualquer modo, aqui fica a sugestão. Estes folhadinhos são óptimos como aperitivos, entrada, petisco, lanche, etc.

Ingredientes para 12 unidades

- 375 g de massa folhada congelada
- 4 fatias finas de fiambre
- 4 fatias de queijo flamengo
- 1 gema
- leite q.b.
- óleo q.b.
- farinha q.b.

Preparação

Deixar a massa descongelar fora do frigorífico.

Retirar o tabuleiro do forno. Untar ligeiramente com óleo e forrar com uma folha de papel vegetal também untada. Reservar. Pré-aquecer o forno a 240ºC.

Estender a massa finamente com um rolo em cima da bancada polvilhada de farinha. Recortar 12 discos na massa com o auxílio de um copo grande virado ou de uma chávena.

Cortar cada fatia de fiambre e de queijo em 3 rectângulos. Colocar cada pedaço de queijo dentro de um pedaço de fiambre dobrado. Distribuir pelos discos de massa.

Pincelar as bordas com um pouquinho se água. Fechar, dobrando a massa sobre o recheio e formando meias-luas. Pressionar as bordas com os dentes de um garfo para soldar e decorar.

Bater a gema com um pouco de leite. Pincelar a massa com a mistura. Colocar os folhados sobre a folha de papel vegetal. Levar a dourar no meio do forno, a 240ºC, por 5 minutos. Baixar a temperatura do forno para 200ºC e assar por mais 20 minutos ou até os folhados se apresentarem bem dourados e estaladiços.

Retirar os folhados do tabuleiro com o auxílio de uma espátula. Deixar amornar antes de servir.

1 comentário:

  1. Xii, é o domínio completo daquela divisão chamada: cozinha!!

    Jesus, faz com que eu um dia case com uma mulher destas!! :))))

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !