27 de novembro de 2006

Tarte de cebola com queijo fresco



Gosto muito de tartes salgadas e de quiches. Acompanhadas com salada, constituem óptimas refeições ligeiras. Foi mais uma vez do bonito livro de Maria de Lourdes Modesto - Cozinhar com Vegetais - que me veio a inspiração...

Ingredientes para 4-6 pessoas

Massa

- 250 g de farinha de trigo
- 1 dl de azeite
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
- 1 ovo médio
- 1 colher (sopa) de água
- 1/2 colher (chá) de sal fino

Recheio

- 4 cebolas médias
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de açúcar
- 100 g de bacon cortado em cubinhos
- 200 g de queijo fresco
- 2 dl de natas
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
- sal & pimenta

Preparação

Numa tigela, misturar muito bem o azeite, o açúcar, o ovo e a água com uma vara de arames. Juntar a farinha previamente peneirada com o sal de uma vez. Misturar rapidamente com as mãos (se for necessário, juntar mais um pouquinho de água). Achatar a massa com a palma da mão e moldar uma bola. Embrulhar a massa em película aderente e deixar repousar no frigorífico por umas horas (ou 30 minutos no congelador).

Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de farinha. Forrar uma tarteira com a massa e reservar no frigorífico.

Descascar as cebolas e cortá-las em rodelas muito finas. Aquecer o azeite e adicionar as rodelas de cebola. Cobrir com uma tampa e deixar estufar em lume brando. Logo que as cebolas deitarem líquido, retirar a tampa e cozinhar até alourar ligeiramente. Polvilhar com o açúcar e levar a caramelizar um pouco. Reservar.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Grelhar os cubinhos de bacon em seco numa frigideira anti-aderente. Escorrer sobre papel absorvente e reservar.

Bater o queijo fresco em creme com o ovo. Acrescentar as natas, a mostarda, as cebolas e os cubinhos de bacon. Temperar com sal e pimenta. Envolver.

Espalhar o preparado pela massa e levar a cozer de imediato no forno, a 200ºC, por aproximadamente 35 minutos ou até a tarte se apresentar dourada. Deixar amornar um pouco fora do forno. Servir a tarte quente ou morna, com salada mista.

4 comentários:

  1. olá Elvira obrigado por ter visitado o meu blog, fico contente, ainda estou a aprender a usar e a preenche-lo.
    esta sua receita já me cheira a deliosa , lá vou ter que experimentar , qualquer dia não caibo na roupa, sou tão gulosa he! he!

    ResponderEliminar
  2. Elvira que foto é essa?! Esse douradinho ai ai ai... Estou babando aqui em cima do PC.

    ResponderEliminar
  3. Elvira, concordo com a Eliana, essa crostinha dourada é deliciosa!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Elvira, muito giro o seu Bistrot! Obrigada pela receita, vou experimentar a tarte na noite de Natal! Boas festas!
    Erika - Carcavelos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !