2 de novembro de 2006

Lentilhas com salsichas



Gosto muito de lentilhas, sobretudo preparadas segundo esta receita da culinária tradicional francesa à qual acrescentei um toque bem português... A receita original é da Karine, autora do blogue francês Mon petit coin de Cuisine.

Ingredientes para 2 pessoas

- 120 g de lentilhas secas
- 2 batatas cortadas em cubos
- 2 cenouras cortadas em pedaços
- 1 cebola picada finamente
- 1 dente de alho picado finamente
- 1 folha de louro
- 1 haste pequena de tomilho
- 1 tomate maduro picado finamente
- +/- 50 cl de caldo de legumes
- 4 salsichas pequenas (tipo Nobre)
- 1/2 chouriço de carne cortado em rodelas
- azeite q.b.
- sal & pimenta

Preparação

Lavar muito bem as lentilhas em água fria, eliminando eventuais pedrinhas. Escorrer e reservar.

Aquecer um pouquinho de azeite numa panela e refogar a cebola e o alho juntamente com as rodelas de chouriço. Deixar alourar um pouco, mexendo de vez em quando. Juntar o tomate picado, a folha de louro e a haste de tomilho. Deixar reduzir um pouco.

Adicionar os cubos de batata e os pedaços de cenoura. Refogar por uns minutos sem parar de mexer. Juntar as lentilhas, envolver e regar com 2 conchas de caldo de legumes. Cozinhar em lume brando por 35-40 minutos, regando com pequenas quantidades de caldo de legumes de vez em quando para não secar.

15 minutos antes do final da cozedura, adicionar as salsichas cortadas em pedaços grandes. Rectificar os temperos. Servir bem quente.

1 comentário:

  1. É a primeira vez que aqui passo, mas fiquei fã, vou-te linkar... eu tambem tenho um bloguezito de culinaria mas sou uma aprendiz... de qualquer forma se la quiseres passar....
    http://receitasdagio.blogspot.com/
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !