1 de junho de 2006

Quiche de cenoura e atum



Foi no blogue Cinco Quartos de Laranja que encontrei a ideia desta original receita de quiche. Resolvi experimentar à minha maneira, com massa quebrada caseira e umas pequenas, poucas, modificações. Ficou uma delícia!

Ingredientes para 4 pessoas

Massa

- 250 g de farinha
- 125 g de manteiga amolecida
- 1 dl de água

Recheio

- 3 ovos
- 2 dl de natas
- 2 latas médias de atum
- 3 cenouras raladas
- 1 cebola picada
- 200 g de queijo ralado tipo emmental
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- sal & pimenta
- manteiga

Preparação

Untar uma tarteira com manteiga.

Preparar a massa: misturar muito bem a farinha e a manteiga, amassando com as mãos, até obter uma massa granulada. Juntar um pouco de água e uma pitada de sal fino. Amassar até que o preparado fique macio. Juntar mais um pouquinho de água se for necessário. Fazer uma bola com a massa e deixar repousar na parte congeladora do frigorífico por 20-30 minutos.

Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada com farinha. Forrar a tarteira com a massa e reservar. Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Escorrer muito bem o atum, reservando o óleo. Esmagar o atum com o auxílio de um garfo. Reservar.

Aquecer um pouco de óleo do atum numa frigideira. Refogar a cebola picada e juntar a cenoura ralada. Polvilhar com a salsa e misturar muito bem. Cozinhar em lume brando por 5 minutos.

Tirar a frigideira do lume e juntar o atum. Misturar e espalhar o preparado por cima da massa.

Bater os ovos com as natas, sal e pimenta. Verter a mistura por cima do preparado de atum e cenoura e polvilhar com o queijo ralado. Levar a cozer no forno - a 180ºC - por 40 minutos.

Servir a quiche morna ou fria, com salada mista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tempere à gosto !