30 de maio de 2006

Porco com massa de arroz



Recentemente, recebi uma encomenda da minha amiga Isabelle, que vive nos arredores de Paris. A caixinha estava repleta de produtos alimentares vietnamitas: crepes de arroz de todos os tamanhos e formatos, pauzinhos de tapioca, massa de arroz... Fiquei encantada e apeteceu-me logo preparar um prato típico do Vietname que encontrei no blogue de outra amiga francesa, a Anne: "Bao Xao Thit", ou seja carne de porco com massa de arroz. Ficou uma delícia!

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 novelo de massa de arroz (300 g)
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 5 chalotas picadas (ou cebolinhas)
- 3 dentes de alho picados
- 500 g de lombo de porco cortado em tiras
- 1,5 colheres de molho de soja preto
- 20 cl de leite de coco
- 1 pepino pequeno
- 1 colher (sopa) bem cheia de coentros picados
- 1 raminho de hortelã fresca
- 1 macheia de amendoim torrado
- sal & pimenta

Preparação

Aquecer o óleo num wok ou numa frigideira grande. Refogar as chalotas picadas sem deixar tomar cor. Juntar as tiras de carne e dourar de todos os lados.

Levar a massa a cozer em água temperada com sal por apenas 3 minutos. Escorrer muito bem e reservar.

Juntar o alho picado ao preparado de carne. Temperar com o molho de soja e um pouco de pimenta. Regar com o leite de coco e misturar. Cozinhar em lume brando até a carne ficar tenra, mexendo de vez em quando.

Polvilhar com os coentros picados e juntar a massa. Envolver delicadamente para não partir a massa.

Transferir o preparado para uma travessa, ou distribuir por tigelas, à moda asiática. Decorar com pedaços de pepino, folhas de hortelã e amendoins. Servir de seguida.

Nota : é bastante fácil comprar massa de arroz em Portugal. Encontra-se à venda na maior parte dos supermercados e hipermercados nacionais, nas estantes reservadas aos produtos exóticos e estrangeiros. Eu costumo ir às lojas alimentares chinesas do bairro da Mouraria, em Lisboa, ou aqueles armazens asiáticos enormes de Samora Correia. Julgo que também existem sítios semelhantes noutras zonas do país. Geralmente, esses centros comerciais grossistas costumam ter uma ou várias lojas de produtos alimentares lá dentro.

1 comentário:

  1. Excelente receita, como as minhas medidas são a olho e a gosto, para a proxima vou reduzir as medidas de massa e aumentar as de carne, legumes e de soja.
    PS : adicionei legumes chioSeses

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !