20 de fevereiro de 2006

Tajine de frango com funcho e laranja



O tajine é um cozido de aves (ou de outras carnes) e vegetais, tipicamente marroquino. As especiarias, as ervas aromáticas e o modo de cozedura, tradicionalmente feita num recipiente de barro com chaminé, conferem um sabor muito aromático a este prato.

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 peitos de frango (ou bifes de peru) sem pele nem osso
- 2 bolbos grandes de funcho
- 2 cebolas picadas
- 2 laranjas
- sumo de 1/2 limão
- 1 ramo de coentros picados
- 1 dente de alho descascado
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de cominhos
- 2 copos de sêmola de trigo (couscous)
- 2 copos de água a ferver temperada com sal
- sal & pimenta
- azeite



Preparação

Fazer uma pasta com metade dos coentros, o alho, os cominhos, o sumo de limão e 2 colheres de azeite.

Cortar cada peito de frango em 3-4 pedaços. Com o auxílio de um garfo, fazer uns buraquinhos na carne. Deixar a marinar na preparação anterior durante pelo menos 30 minutos.

Limpar os bolbos de funcho, removendo eventuais folhas estragadas. Cortar o funcho em tiras. Cortar uma das laranjas em rodelas (sem descascar) e espremer o sumo da outra. Reservar.

Aquecer 1 colher de azeite num tacho (ou panela) de barro. Refogar as cebolas picadas em lume brando. Juntar as tiras de funcho e cozinhar durante 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Adicionar as rodelas de laranja. Juntar 15 cl de água quente e o sumo de laranja. Temperar com sal e pimenta. Juntar os pedaços de frango e envolver muito bem. Cobrir com a tampa e cozinhar em lume brando durante 20-30 minutos ou até o frango ficar macio.

Preparar o acompanhamento: deitar a sêmola de trigo num recipiente fundo. Juntar um fio de azeite e separar muito bem os grãozinhos com o auxílio de um garfo. Juntar a água fervente. Deixar repousar durante pelo menos 5 minutos. Juntar mais um fio de azeite e separar novamente os grãozinhos de sêmola com um garfo.

Polvilhar o tajine com os coentros restantes antes de servir, directamente no tacho de barro. Acompanhar com a sêmola de trigo.


Bolbo de funcho

1 comentário:

  1. Qual a melhor bebida que acompanha este prato? Sem ser o chá?
    Bjs

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !