28 de maio de 2011

Empada de carne da Mrs. Lawson


A famosa Nigella Lawson herdou esta receita da sua avó paterna que a tinha preciosamente registado num caderno de apontamentos domésticos. Pode parecer um pouco trabalhosa quando se lê a receita, mas não é. Foi uma maneira muito saborosa de aproveitar umas sobras de carne crua que me sobraram de um fondue à bourguignonne. A massa ficou óptima, com uma consistência bem crocante. Um prato nutritivo e diferente para fazer num fim de semana tranquilo...

Ingredientes para 4-6 pessoas

Massa

  • 250 g de farinha + um pouco para polvilhar
  • 50 g de margarina fria, cortada em cubos pequenos
  • 75 g de manteiga fria, cortada em cubos pequenos
  • 4 colheres (sopa) de água fria temperada com 1 pitada de sal
  • 1 ovo batido com 1 pitada de sal

Recheio

  • 2-3 tomates maduros, picados grosseiramente (sem pele nem sementes)
  • 2 cebolas pequenas, picadas finamente
  • 2 ovos cozidos, picados
  • 90 g de azeitonas pretas descaroçadas, cortadas em rodelas
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 250 g de carne de novilho, picada no talho
  • 1 boa pitada de pimenta da Jamaica moída
  • sal & pimenta preta moída no momento



Preparação

Preparar a massa, colocando a farinha num recipiente que possa ir ao congelador. Juntar os cubinhos de margarina e de manteiga. Deixar repousar no congelador por 10 minutos.

Colocar a farinha - assim como os cubos de manteiga e de margarina - no copo de uma batedeira ou de um robô de cozinha. Bater até obter uma massa esfarelada, parecida com papas de aveia.

Juntar a água gelada em fio, com a máquina a funcionar. Continuar de bater até a massa parecer começar a ficar coesa mas sem aderir totalmente.

Desligar a máquina e amassar com as mãos até obter uma bola coesa. Dividir a bola de massa em dois pedaços do mesmo tamanho e achatar ligeiramente de maneira a formar dois discos grossos.

Embrulhar cada círculo de massa em película aderente e reservar no frigorífico durante 20 minutos.

Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Aquecer o azeite numa caçarola de saltear ampla, em lume médio. Refogar as cebolas picadas até ficarem moles, sem deixar queimar. Adicionar os tomates picados e refogar por mais 1-2 minutos.

Juntar a carne picada e mexer muito bem, desfazendo os bocados mais grossos com uma colher de pau. Deixar alourar, mexendo sempre.

Adicionar as rodelas de azeitona e os ovos picados. Temperar com sal, a pimenta da Jamaica e pimenta preta. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por aproximadamente 20 minutos, mexendo de vez em quando.

Estender um dos discos de massa com o auxílio de um rolo sobre a banca polvilhada de farinha, formando um quadrado que caiba sobre o tabuleiro do forno. Transferir o quadrado de massa para o tabuleiro. Estender o outro disco de massa da mesma forma e reservar este sobre a bancada.

Espalhar o recheio de carne sobre a massa que se encontra sobre o tabuleiro, deixando uma margem de 3 cm em redor. Humedecer ligeiramente a margem deixada com água fria. Cobrir com o segundo disco de massa e premir a margem com os dentes de um garfo para fazer aderir.

Picar a massa sobre toda a superfície com os dentes do garfo. Pincelar com o ovo batido e levar ao forno - a 200ºC - por aproximadamente 20-25 minutos, ou até a empada se apresentar firme e dourada.

Retirar a empada do forno e deixar repousar por 5-7 minutos antes de fatiar. Servir quente ou fria, com salada a acompanhar.

Fonte : receita adaptada do livro Delícias da Nigella, de Nigella Lawson - Ed. DK Civilização (Portugal)

Novilho : Boi - Carne picada : Carne moída - Talho : Açougue - Película aderente : Filme transparente - Papel vegetal : Papel manteiga - Pimenta : Pimenta do reino - Frigorífico : Geladeira

6 comentários:

  1. confesso que não tenho grande paciência para fazer empadas, mas esta receita deixou-me curiosa para experimentar.

    ResponderEliminar
  2. Mas que boa que deve ser! Fiquei mesmo com vontade de experimentar. Vou levar a receita.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Aí está uma sugestão para um aproveitamento.O quadrado de empada da foto mostra bem como deve ter ficado deliciosa. A massa é que dá mais um bocadinho de trabalho, mas o que é que não dá trabalho?
    Bjs
    bom fim de semana
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto imenso de empadas e esta ficou bem apetitosa. Se a massa fica crocante melhor ainda
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Dá a sensação da massa ficar meia-folhada e isso agrada-me bastante :)

    ResponderEliminar
  6. Elvira,
    o que eu morro de amores por empadas.... esta da Nigella eu nao conhecia mas fiquei ja a salivar por um bocadinho :) beijinhos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !