A famosa Nigella Lawson herdou esta receita da sua avó paterna que a tinha preciosamente registado num caderno de apontamentos domésticos. Pode parecer um pouco trabalhosa quando se lê a receita, mas não é. Foi uma maneira muito saborosa de aproveitar umas sobras de carne crua que me sobraram de um fondue à bourguignonne. A massa ficou óptima, com uma consistência bem crocante. Um prato nutritivo e diferente para fazer num fim de semana tranquilo...
Ingredientes para 4-6 pessoas
Massa
- 250 g de farinha + um pouco para polvilhar
- 50 g de margarina fria, cortada em cubos pequenos
- 75 g de manteiga fria, cortada em cubos pequenos
- 4 colheres (sopa) de água fria temperada com 1 pitada de sal
- 1 ovo batido com 1 pitada de sal
Recheio
- 2-3 tomates maduros, picados grosseiramente (sem pele nem sementes)
- 2 cebolas pequenas, picadas finamente
- 2 ovos cozidos, picados
- 90 g de azeitonas pretas descaroçadas, cortadas em rodelas
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 250 g de carne de novilho, picada no talho
- 1 boa pitada de pimenta da Jamaica moída
- sal & pimenta preta moída no momento
Preparação
Preparar a massa, colocando a farinha num recipiente que possa ir ao congelador. Juntar os cubinhos de margarina e de manteiga. Deixar repousar no congelador por 10 minutos.
Colocar a farinha - assim como os cubos de manteiga e de margarina - no copo de uma batedeira ou de um robô de cozinha. Bater até obter uma massa esfarelada, parecida com papas de aveia.
Juntar a água gelada em fio, com a máquina a funcionar. Continuar de bater até a massa parecer começar a ficar coesa mas sem aderir totalmente.
Desligar a máquina e amassar com as mãos até obter uma bola coesa. Dividir a bola de massa em dois pedaços do mesmo tamanho e achatar ligeiramente de maneira a formar dois discos grossos.
Embrulhar cada círculo de massa em película aderente e reservar no frigorífico durante 20 minutos.
Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Aquecer o azeite numa caçarola de saltear ampla, em lume médio. Refogar as cebolas picadas até ficarem moles, sem deixar queimar. Adicionar os tomates picados e refogar por mais 1-2 minutos.
Juntar a carne picada e mexer muito bem, desfazendo os bocados mais grossos com uma colher de pau. Deixar alourar, mexendo sempre.
Adicionar as rodelas de azeitona e os ovos picados. Temperar com sal, a pimenta da Jamaica e pimenta preta. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por aproximadamente 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Estender um dos discos de massa com o auxílio de um rolo sobre a banca polvilhada de farinha, formando um quadrado que caiba sobre o tabuleiro do forno. Transferir o quadrado de massa para o tabuleiro. Estender o outro disco de massa da mesma forma e reservar este sobre a bancada.
Espalhar o recheio de carne sobre a massa que se encontra sobre o tabuleiro, deixando uma margem de 3 cm em redor. Humedecer ligeiramente a margem deixada com água fria. Cobrir com o segundo disco de massa e premir a margem com os dentes de um garfo para fazer aderir.
Picar a massa sobre toda a superfície com os dentes do garfo. Pincelar com o ovo batido e levar ao forno - a 200ºC - por aproximadamente 20-25 minutos, ou até a empada se apresentar firme e dourada.
Retirar a empada do forno e deixar repousar por 5-7 minutos antes de fatiar. Servir quente ou fria, com salada a acompanhar.
Fonte : receita adaptada do livro Delícias da Nigella, de Nigella Lawson - Ed. DK Civilização (Portugal)
Novilho : Boi - Carne picada : Carne moída - Talho : Açougue - Película aderente : Filme transparente - Papel vegetal : Papel manteiga - Pimenta : Pimenta do reino - Frigorífico : Geladeira
confesso que não tenho grande paciência para fazer empadas, mas esta receita deixou-me curiosa para experimentar.
ResponderEliminarMas que boa que deve ser! Fiquei mesmo com vontade de experimentar. Vou levar a receita.
ResponderEliminarBeijos.
Aí está uma sugestão para um aproveitamento.O quadrado de empada da foto mostra bem como deve ter ficado deliciosa. A massa é que dá mais um bocadinho de trabalho, mas o que é que não dá trabalho?
ResponderEliminarBjs
bom fim de semana
Patrícia
Eu gosto imenso de empadas e esta ficou bem apetitosa. Se a massa fica crocante melhor ainda
ResponderEliminarUm beijinho
Dá a sensação da massa ficar meia-folhada e isso agrada-me bastante :)
ResponderEliminarElvira,
ResponderEliminaro que eu morro de amores por empadas.... esta da Nigella eu nao conhecia mas fiquei ja a salivar por um bocadinho :) beijinhos