9 de novembro de 2010

Sopa de lentilhas à camponesa



Os dias têm começado a refrescar; já sabe bem uma sopa. Esta é rústica, reconfortante e nutritiva mas sobretudo muito boa...

Ingredientes para 4 pessoas
  • 250 g de lentilhas secas, castanhas ou verdes
  • 50 ml de azeite
  • 1 cebola picada finamente
  • 2 dentes de alho picados finamente
  • 50 g de chouriço de carne, sem a pele e picado
  • 1,2 l de caldo de carne
  • sal
  • 1 batata média cortada em cubos pequenos
  • 2 cenouras cortadas em cubos pequenos
  • 1/2 ramo de salsa
Preparação

Lavar as lentilhas em água fria corrente. Escorrer muito bem e reservar.

Aquecer o azeite numa panela. Refogar ligeiramente a cebola e os alhos picados. Juntar o chouriço picado e refogar mais um pouco, mexendo com frequência.

Adicionar as lentilhas e envolver. Refogar por mais 1 minuto, mexendo. Regar com o caldo e levar a ferver.

Baixar o lume e retirar a espuma que se foi formando à superfície. Cobrir com uma tampa, deixando uma pequena abertura. Cozinhar em lume brando por 25-30 minutos, removendo a espuma de vez em quando.

Juntar os cubos de batata e de cenoura. Cozinhar por mais 10-15 minutos, ou até as lentilhas e os legumes se apresentarem tenros.

Se a sopa parecer muito espessa, adicionar mais um pouquinho de caldo ou de água. Temperar com sal no final da cozedura. Polvilhar com a salsa previamente picada e servir de seguida.

Chouriço : Lingüiça portuguesa (ou espanhola)
Ramo : Maço

14 comentários:

  1. nunca comi lentilhas em sopa mas tenho que experimentar!

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro lentilhas... e esta sopa deve ser uma delicia.
    É para experimentar sem dúvida.
    Uma pergunta: colocas as lentilhas a demolhar ou usas directamente na hora?

    ResponderEliminar
  3. Querida Louise,

    Ao contrário do que se pensa muitas vezes, não é preciso demolhar as lentilhas, pois são leguminosas muito pequenas que cozem rapidamente.

    ResponderEliminar
  4. Uau....Eu simplesmente adoro sopa de lentilhas e o marido então come rezando...rsrs

    Perfeito

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Ummmmmmm... amo lentilhas! Obrigada pela dica =)


    Um abraço,

    Luciana


    http://delakasa.blogspot.com/

    http://gherminando.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. há bastante tempo que não como lentilhas e confesso que já tenho saudades.
    fiquei de olho nesta sopa.

    ResponderEliminar
  7. Aqui já está gelado. Ainda não fiz sopa de lentilhas mas gosto dessas leguminosas :)

    ResponderEliminar
  8. Que sopa bonita. Vou aproveitar o tempo chuvoso por aqui e fazer em casa.

    Beijo!

    ResponderEliminar
  9. Adoro sopas com lentilhas.... que bem que ia saber num dia como este!
    Babette

    ResponderEliminar
  10. Vem participar no “ Secret Santa Claus 2010 “, conto contigo.
    http://casaescorpiao.blogspot.com/2010/11/secret-santa-claus-2010.html
    beijos

    ResponderEliminar
  11. Adoro sopa de lentilhas.... hummm...
    Faço uma parecida.
    Esta foto deixa-me cheia de fome!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Adoro sopa de lentilhas!
    Querida Elvira! Estou pedindo sua ajuda, se possível, para que meu blog consiga vencer o Prêmio Top Blog 2010. Classifiquei-me na primeira fase entre os 100 mais votados da categoria mais concorrida, variedades. É o último dia de votação. Preciso muito de sua ajuda. São dois anos de intenso trabalho no blog, onde retratei pessoas, lugares, fatos através de minhas crônicas, contos, e poemas. Conto com o seu apoio. Neste momento, preciso de mais que seu apoio; preciso do apoio do seu amigo, parente, cachorro, inimigo... Estou naquela de que só com a ajuda do amigo do amigo do amigo a coisa vai rolar.
    Para votar em meu blog você precisa clicar sobre o selo TopBlog, logo abaixo do meu perfil. Abrirá uma janela com as lacunas nome e email. Preencha e depois confirme o seu voto na sua própria caixa de email. Obrigado!

    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Aqui no Brasil se tem o hábito de comer lentilhas no ano novo, dizem que dá properidade. Minha mãe sempre faz, é bem parecida com a sua, uma delícia. Bjs.

    ResponderEliminar
  14. nunc afizemos sopa com lentilhas mas eu achoq ue e um desperdicio
    pois esta sopa esta com tao bom ar e optima para este dia gelado
    beijocas

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !