5 de outubro de 2010

Peitos de frango ao molho de cogumelos com polenta cremosa no forno



É preciso alguma paciência para preparar polenta - um popular acompanhamento de pratos italianos - de forma tradicional, pois deve mexer-se o preparado sem parar com uma colher de pau durante pelo menos uma hora. Felizmente, há um truque que permite não passar tanto tempo de pé debruçada sobre um tacho. Basta cozinhar a polenta no forno, dentro de um recipiente refractário com tampa. Fica tal e qual como se fosse confeccionada sobre o lume e entretanto podemos assim tratar do resto da refeição. Neste caso, uns deliciosos peitos de frango outonais ao molho de cogumelos...

Ingredientes para 4 pessoas
  • 4 peitos de frango sem pele nem ossos
  • sal & pimenta moída no momento
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 400 g de cogumelos frescos tipo champignon de Paris, fatiados
  • 4 dentes de alho cortados em metades
  • 1/2 chávena* de vinho branco seco
  • 1 e 3/4 chávenas de caldo de galinha
  • 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
Polenta
  • 3/4 chávena de farinha de milho amarela
  • sal & pimenta moída no momento
  • 1/4 chávena de leite
  • 3 chávenas de água
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1/2 colher (chá) de orégãos secos
* 1 chávena (xícara) = 1 cup -> um volume de 240 ml

Preparação

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Temperar os peitos de frango com sal e pimenta.

Aquecer metade do azeite numa caçarola de saltear ampla em lume médio-forte. Juntar os peitos de frango e dourar por 2-3 minutos de cada lado. Retirar os peitos de frango da caçarola e reservar num prato.

Adicionar o azeite restante à caçarola. Juntar os cogumelos fatiados e os alhos. Temperar com sal e pimenta. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume médio até os cogumelos renderem a água, por 2-3 minutos.

Retirar a tampa e cozinhar em lume forte por aproximadamente 4-5 minutos, ou até os cogumelos ficarem dourados, mexendo de vez em quando.

Regar com o vinho branco e cozinhar em lume forte por 1 minuto, mexendo. Adicionar o caldo de galinha e polvilhar com a salsa picada. Cozinhar em lume médio por 8-10 minutos, ou até os cogumelos se apresentarem tenros e o líquido reduzir um pouco.

Voltar a colocar os peitos de frango na caçarola e cobrir com a tampa. Deixar fervilhar em lume brando por 10-12 minutos, ou até a carne ficar tenra e cozida.

Entretanto, colocar a água, a farinha de milho, 1 e 1/4 colher (chá) de sal e pimenta à gosto num recipiente refractário com tampa (ou numa panela de barro). Bater muito bem com uma vara de arames e cobrir com a tampa.

Levar ao forno - a 220ºC - por 30 minutos, mexendo de vez em quando até obter uma papa grossa e cremosa.

Retirar do forno. Incorporar o leite, a manteiga e os orégãos com a vara de arames até a polenta ficar bem ligada, homogénea e cremosa.

Distribuir a polenta pelos pratos e juntar os peitos de frango. Cobrir os peitos de frango com os cogumelos e regar com algumas colheradas de molho de cozedura. Servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)

Pimenta : Pimenta do reino
Orégão : Orégano

3 comentários:

  1. Olá Elvira! Esta sugestão deixou-me curiosa....nunca costumo gostar de polenta,provavelmente pela minha falta de paciência para a confeccionar com o esmero necessário! Obrigada pela dica! Além disso, esta combinação parece-me excelente! Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  2. fiquei de boca aberta
    e tao bom
    poelenta assim e facil de fazer
    obrigada pela dica

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !