26 de agosto de 2010

Meloa agridoce com hortelã


Esta é mais uma receita retirada do último livro publicado da minha querida amiga Véronique - todo dedicado à hortelã, uma erva que gosto muito de usar. Uma óptima maneira de sublinhar o aroma de frutos excelentes como os de Santa Maria, ou pelo contrário para dar alguma ênfase à meloas - ou melões - com pouco sabor. Usada como condimento, esta meloa agridoce acompanha lindamente presunto ou queijo de cabra fresco para uma entrada tão simples quanto requintada.

Ingredientes para 6 pessoas
  • 1 meloa* com aproximadamente 700 g
  • 20 folhas de hortelã fresca
  • 140 ml de vinagre de sidra
  • 100 ml de água
  • 100 g de mel
  • 40 g de açúcar amarelo
  • 6 grãos inteiros de pimenta branca
  • 2 vagens de cardamomo, esmagadas
* ou uma quantidade equivalente de melão


Preparação

Cortar a meloa em metades e descartar as pevides. Cortar em talhadas e eliminar a casca. Cortar a polpa em cubos pequenos e reservar numa tigela.

Colocar o vinagre de sidra e a água num tacho pequeno. Juntar o mel, o açúcar, os grãos de pimenta e as vagens de cardamomo esmagadas. Levar a ferver e deixar reduzir para metade em lume brando.

Verter a calda quente sobre os cubos de meloa, na tigela. Deixar repousar por 30 minutos, à temperatura ambiente.

Entretanto, cortar as folhas de hortelã em tiras finas.

Colocar os cubos de meloa e a calda no tacho. Levar ao lume até começar a ferver. Retirar o tacho do lume e adicionar as tiras de hortelã ao preparado.

Transferir os cubos de meloa e a respectiva calda para um frasco de vidro. Fechar hermeticamente e deixar arrefecer por completo, à temperatura ambiente.

Deixar tomar gosto durante pelo menos 2 dias no frigorífico. Servir frio, acompanhando com queijo de cabra fresco ou fatias de presunto.

Fonte : receita adaptada do livro La Menthe * Dix Façons de la Préparer, de Véronique Chapacou - Ed. de l'Epure (França)

Açúcar amarelo : Açúcar não refinado de cor amarela-castanha - Pimenta : Pimenta do reino - Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira - Frasco : Vidro - Presunto : Presunto defumado, prosciutto

3 comentários:

  1. este receitinha é mesmo á minha medida!! gosto disto tudo!! Comi algo do género na Suiça, mas era com várias frutas e em vez de hortelã, usaram msotarda! Muito bom tb para acompanhar carnes grelhadas!!bjs

    ResponderEliminar
  2. Esta irei experimentar certamente! Adoro melões e meloas mas às vezes não têm paladar absolutamente nenhum! Mas que grande sugestão! Obrigada pela ideia.....maravilhosa, como sempre! Beijinho

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !