19 de fevereiro de 2009

Tortilha de batatas e curgetes com paio



Uma versão deliciosa da tradicional tortilha de batatas espanhola, enriquecida com curgetes e paio. Acompanhada com uma salada, é perfeita para uma refeição ligeira e nutritiva.

Ingredientes para 4 pessoas

- 150 g de fatias finas de paio
- 700 g de batatas cortadas em rodelas
- 2 curgetes cortadas em rodelas
- 50 ml de azeite
- 8 ovos
- 200 ml de natas
- salsa picada q.b.
- sal & pimenta moída na altura
- óleo vegetal para fritar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Fritar ligeiramente as rodelas de batata em óleo previamente aquecido, sem deixar tomar cor. Escorrer sobre papel absorvente e temperar com um pouquinho de sal. Reservar.

Aquecer o azeite numa frigideira anti-aderente. Juntar as rodelas de curgete e alourar de ambos os lados. Retirar a frigideira do lume e temperar com um pouquinho de sal. Reservar.

Dispor metade das rodelas de curgete em camada numa assadeira redonda ou numa forma. Cobrir com metade das rodelas de batata e sobrepor as fatias de paio. Dispor mais uma camada de rodelas de curgete e terminar com as rodelas de batata restantes. Reservar.

Bater os ovos com as natas, salsa picada à gosto, sal e pimenta. Regar o preparado da assadeira com a mistura e levar ao forno por aproximadamente 30 minutos - a 180ºC, ou até a tortilha se apresentar firme e dourada.

Retirar a tortilha do forno e deixar repousar por 5-7 minutos antes de fatiar. Servir a tortilha quente, morna ou fria, com uma salada de folhas.

Fonte : receita adaptada da revista TeleCulinária nº 1546

Curgete : Abobrinha - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino - Papel absorvente : Papel toalha

13 comentários:

  1. humm que óptimo aspecto! Pensava ke as tortilhas eram feitas com farinha!! Afinal enganei-me... Mas deliciosa receita!

    ResponderEliminar
  2. As tortilhas mexicanas é que são feitas com farinha. Agora, em Espanha, uma tortilha é o que chamamos uma omeleta em Portugal, Anocas. :-)

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de tortillas :)

    Está tudo bem contigo moça? Não te vejo desde Dezembro, tens a certeza que estás na Ilha Terceira ou enganaste-te e estás numa ilha ao lado? hihi

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. am...très bon la tortilhas mexicanas!!

    ResponderEliminar
  5. Adorei a Tortilha Espanhola, Elvira!! Apenas usaria as batatas cozidas ao invés de fritas, para diminuir as calorias e o peso na consciência!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Amei a receita, adoro abobrinha(curgetes), vou fazer com certeza.
    Abraços
    Eveline

    ResponderEliminar
  7. megusta la tortilla

    que ricaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha, dois ingredientes que eu adoro :)

    ResponderEliminar
  9. eh pá Elvira, isso tem ar de ser "muita bom".
    eu adoro tortilhas....

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito da tortilha, deve ficar muito boa, principalmente em função do paio. Muito legal a tradução dos ingredientes para o Portugues do Brasil, assim fica bem mais fácil, ótima idéia. Bjs. Tem um selinho lá no meu blog pra vc. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Faz tanto tempo que não como abóbrinha! Nessa tortilha deve ficar uma delícia!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Adoro tortilha de batata,tenho um professor e ele faz divinamente(ele é Espanhol)mas vou anotar esta receita para ver se é igual.Seu blog é ótimo.
    Edilia

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !