10 de setembro de 2008

Restaurante Ti Choa - Ilha Terceira, Açores



Como explicava mais abaixo, o meu marido está neste momento na ilha Terceira a tratar de todos aqueles pormenores relativos à nossa próxima instalação lá. Todos os dias tem-me mandado fótos que me deixam cheia de saudades daquele local mágico para o qual escolhemos ir viver. Entre as quais estas de um restaurante maravilhoso - o Ti Choa - onde também já estive a almoçar com uns amigos terceirenses muito queridos no passado mês de Maio. Infelizmente, como já era noite, o João não tirou fotografias do exterior - uma casa lindíssima de estilo tipicamente açoriano, mas podem ver algumas aqui e também aqui.


O Ti Choa tem uma sala vasta mas aconchegante, mobilada e decorada com peças antigas, velharias e artesanato local, tudo organizado com muito bom gosto pela proprietária, uma jovem senhora bonita e sempre bem disposta que nos faz sentir em casa logo que passamos a porta do estabelecimento. Há uma ampla lareira onde se coze pão à vista dos clientes, geralmente à 6ª. Mas é melhor não abusar do pãozinho quente e cheiroso barrado com a lendária manteiga produzida na ilha, pois há muitas coisas boas para provar na ementa do Ti Choa. A morcela regional frita (fóto acima), que vem geralmente acompanhada de laranja da Terceira ou de ananás de São Miguel, é simplesmente divinal para começar a refeição. Segue-se um festival de especialidades regionais entre as quais a imperdível alcatra, o polvo estufado, as carnes de matança, etc. Nem sei dizer do que mais gostei mas lembro-me sempre com muito prazer daquelas comidas caseiras cozinhadas à moda antiga, tão apuradas e bem preparadas.


Não me lembro do que o meu marido e os nossos amigos pediram para a sobremesa. Eu escolhi o bolo mais famoso da ilha, o Dona Amélia, caseiro também e delicioso. Para terminar, acompanhando o café, trouxeram-nos várias garrafas de digestivos locais, como o licor de amoras, a aguardente de canela e a tradicional angelica, um vinho doce muito perfumado, típico da ilha do Pico. A garrafa de angelica que podem ver na fóto servida no Ti Choa, tem uma história engraçada pois é produzida artesanalmente por um senhor polícia de profissão. Só poderá comprar uma igual se conhecer o tal senhor ou eventualmente um dos seus colegas...

Já perceberam que aconselho uma visita demorada deste cantinho de bom gosto e sabores genuínos a quem tiver a oportunidade de visitar a Terceira. É sem dúvida um dos locais onde melhor se come fora na ilha.

Restaurante Ti Choa - 1, Grota Margarida - Serreta - 9700-661 Serreta - Ilha Terceira - Açores - Tel. 295 989 162

10 comentários:

  1. Elvira podes crer se Deus me der mais algum tempo de vida irei passear aos Açores...tenho familia ai na Terceira!Um bjo Natércia...

    ResponderEliminar
  2. Tem um ar bastante acolhedor e comida caseira...é uma casa Portuguesa...beijinho

    ResponderEliminar
  3. Elvira,

    Antes de embarcares, se quiseres vir beber um copito de angelica cá em casa, é só dizeres (just one for the road)!

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Pipoka: como ainda não tirei o curso de piloto, achas que talvez possa beber dois copitos...?! ;-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Elvira
    Que aconchegante este restaurante!!
    E a comida parce super boa!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Elvira
    Desejo que sejas muito feliz e que corra tudo bem com a mudança.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Elvira,
    Tenho passado pelo seu blog nos últimos tempos e adoro as receitas que partilha connosco!
    Estive nos Açores nestas férias e torouxe a mala cheia de linguiça, inhame, ananás de s. miguel e espécies de S. Jorge, para dar a provar a amigos e família. Adorei a culinária açoriana e fiquei cheia de vontade de voltar! Quando lá for, vou com certeza a este restaurante. Boa sorte e felicidades para a mudança!

    ResponderEliminar
  8. Estive nos Açores no passado mês de Junho para comemorar o 1º aniversário de casamento. Estivemos apenas em S. Miguel e adorámos tudo. Comi lá um semi-frio de maracujá que só de me lembrar cresce água na boca :) Espero que esta mudança para terra açorianas corra bem :)

    ResponderEliminar
  9. Imagino sua expectativa. Pelo que descreves deve ser mesmo um lugar paradisiaco e de tantas coisas e comidas boas.
    Aqui tenho dois amigos portugueses vindos dos Acores. Eh impressionante o brilho dos olhos deles quando contam historias sobre la.
    Que tenhas boa sorte e sejas muito feliz na ilha que escolhestes pra viver.

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. lera disse:

    elvira ? bem fikei de boka aberta por ixo deve ser bom .....sou do algarve!!!!!!!!!veha vistar

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !