20 de julho de 2008

Sopa fria de pepino e iogurte



Com este calor, sopa...? Só se for fria. Esta, de origem búlgara - com pepino e iogurte, é saudável, deliciosa e refrescante. A inspiração veio da revista mensal Cozinha Sem Stress de Julho de 2008.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 pepinos
- 400 g de batatas
- 2 cebolas
- 100 g de alho-francês (parte branca)
- 1,2 l de água
- 1 iogurte natural
- sal & pimenta moída na altura
- salsa picada finamente
- 8 pedras de gelo

Preparação

Lavar, descascar e arranjar os pepinos, as batatas, as cebolas e o alho-francês. Cortar 8 rodelas finas a um dos pepinos e reservar.

Cortar os vegetais em pedaços e colocá-los num tacho com a água. Temperar com sal e levar a ferver. Cozinhar em lume brando por 25 minutos ou até os vegetais se apresentarem cozidos.

Retirar o tacho do lume e triturar a sopa com o auxílio do liquidificador ou da varinha mágica. Se a sopa parecer muito espessa, adicionar um pouco de água fria. Deixar arrefecer por completo e reservar no frigorífico até ficar bem fresca.

Bater o iogurte em creme e envolver na sopa. Distribuir por tigelas ou pratos fundos e juntar as pedras de gelo. Decorar com as rodelas de pepino reservadas. Polvilhar com pimenta e salsa. Servir.

Ver também : Salmorejo / Sopa de curgetes com queijo de cabra

Alho-francês : Alho-poró - Pimenta : Pimenta do reino - Arrefecer : Esfriar - Varinha mágica : Mixer - Frigorífico : Geladeira

4 comentários:

  1. Nunca provei sopa fria, faz-me uma certa confusão. Porque esteja frio ou calor a sopa tem que estar quente, porque morna já não a como. Mas isso depende dos ingredientes... tenho que me aventurar para ver se gosto ou não :)
    Bom Domingo

    ResponderEliminar
  2. Pois...

    Nunca experimentei, é certo!

    Fria... pepino... iogurte...?!

    Prometo Elvira, que vou pensar no assunto :)

    ResponderEliminar
  3. Que engraçado - provei isto numa viagem de trabalho à Bulgária. Por azar comi na cantina da empresa cliente, e não achei que estivesse muito boa, mas tinha claramente potencial. Vou ter de experimentar esta receita. Não sei se o iogurte pode ser o "nosso" iogurte natural, ou se devemos usar o iogurte "grego", mas não deve ser assim tão diferente.

    Nesse mesmo dia, à noite, o cliente levou-nos a um restaurante de comida típica e achei muito bom. Pena que nunca mais lá voltei!

    ResponderEliminar
  4. Fiz com iogurte normal e ficou muito bom, Chef Janvier. :-)

    Abraço.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !