18 de julho de 2007

Sopa de curgetes com queijo de cabra



Esta sopa simples, delicada e leve costuma ser servida fria, mas também é muito boa quente. Uma entrada de Verão óptima para aproveitar a chuva de curgetes que costumamos armazenar durante esta estação do ano, sugerida pela revista Blue Cooking - Prática e Saudável, Coleccionável nº 4...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 curgetes médias cortadas em rodelas
- 2 cebolas médias cortadas em pedaços
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (sopa) de azeite
- 50 g de queijo de cabra francês (chèvre)
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Refogar ligeiramente os pedaços de cebola e o alho picado no azeite aquecido. Cozinhar em lume brando até a cebola se apresentar transparente.

Juntar as rodelas de curgete e cobrir com água suficiente. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver e cozinhar em lume brando por aproximadamente 15-20 minutos.

Retirar a panela do lume e adicionar o queijo de cabra cortado em pedaços. Envolver muito bem e triturar a sopa com o auxílio de um liquidificador ou de uma varinha mágica. Se a sopa se apresentar muito espessa, acrescentar mais um pouquinho de água. Rectificar os temperos.

Servir a sopa fria ou quente.

Curgete : Aboborinha
Pimenta : Pimenta do reino
Varinha mágica : Mixter

10 comentários:

  1. Estou com a Agdah, sopa de courgete já é uma delícia... com queijo de cabra....uau...

    ResponderEliminar
  2. Estou tentada a experimentar esta sopa. Estou-me a habituar às curgetes mas esta sopa com queijo de cabra... hummm... delicia! =)

    ResponderEliminar
  3. Estou mesmo curiosa por saber qual é o sabor desta sopa. Eu normalmente como sopa ao meio-dia com um pouco de queijo ou fruta.. mas em separado. À noite é que vou para a frente do fogão. Mas vou experimentar!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  4. Elvira, acho que essa sopa vai ser reproduzida aqui no sabado! :-) beijaoo,

    ResponderEliminar
  5. Adorei o contraste do courgette com o queijo de cabra.

    ResponderEliminar
  6. Esta revista é ótima né, ainda não achei aqui para comprar, mas minhas amigas sim e já pude folheá-la. Gostei das fotos, parecem muito com a Living da Martha Stewart.

    ResponderEliminar
  7. Esta sopa é uma delícia! Estava com medo que ficasse enjoativa mas não, fica com um saborzinho de queijo mesmo no ponto! Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !