6 de janeiro de 2008

Canja de galinha



Não existe nada mais simples que uma canja. Cá em casa, gostamos muito desta sopinha saudável, leve e reconfortante. Todos temos a nossa versão. Aqui fica a minha...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1/2 galinha (ou frango do campo)
- 1 cebola descascada
- 2 dentes de alho descascados
- 1 cenoura descascada
- 1 folha de louro
- 1,5 l de água
- 125 g de massa pevide (risoni)
- folhas de hortelã
- sal

Preparação

Colocar a galinha, a cebola, os dentes de alho, a folha de louro e a cenoura numa panela grande. Cobrir com a água e temperar com sal. Levar a ferver e baixar o lume. Cobrir e deixar cozer por 1h30 em lume brando (ou 30 minutos na panela de pressão).

Retirar a galinha e todos os alimentos sólidos do caldo. Desfiar a galinha, eliminando os ossos e as peles. Cortar a cenoura em rodelas. Reservar.

Coar o caldo com um passador de rede fina. Voltar a colocar o caldo ao lume e levar a ferver. Rectificar os temperos e juntar a massa. Cozinhar por 10-12 minutos, ou até a massa ficar cozida.

Adicionar a galinha desfiada e as rodelas de cenoura. Cozinhar por mais 1-2 minutos. Retirar a sopa do lume e juntar 3-4 folhas de hortelã. Servir de imediato.

5 comentários:

  1. muito boa a tua canjinha também minha querida elvira sabe tão bem e os miudos adoram.bjokas e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. É das sopas mais reconfortantes que conheço e também das minhas preferidas.
    Feliz Ano Novo. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Um dia deste vou fazer uma canjinha destas... a verse me passa a mania de dizer que não gosto.
    Tem um ar tão simpático e confortante na foto!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Querida adorei a tua canjinha e venho também te agradecer todo o teu carinho que me enviaste para o meu cantinho gosto muito de todas vocês desculpem a minha partida mas como eu sempre digo a vida não está nas nossas mãus ainda estou mais para lá do que para cá.um beijo Natércia...

    ResponderEliminar
  5. Magnífica canjinha! Depois dos excessos e da tortura das sobras, não há melhor para recompôr. E a sua, além de ter um aspecto óptimo, é mais elaborada que a minha.Fica assinalada já para a próxima oportunidade. Feliz Dia de Reis!Felicidades para o seu Blog.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !