23 de outubro de 2007

Plágio



Halloween à vista...! Bruxas à solta...!

Esta manhã, recebi vários mails de amigas blogueiras assinalando-me que o meu blog andava a ser plagiado juntamente com mais alguns. Depois, tive conhecimento deste post da Luna referindo o mesmo caso... Infelizmente, são práticas frequentes. Pensam que não podemos fazer nada contra isso...? Claro que podemos. A propriedade intelectual é protegida por lei em quase todo o mundo. Plagiar é crime. Até quando a fonte está citada, dependendo do volume e da natureza da cópia. Será que se você fotocopia um livro inteiro, assinando "Fulano, fotocopiador do livro de Sicrano", está certo, mesmo que tenha citado o Sicrano...? Não está, pois não...?

Quando comecei este blog, tive um grande problema com um site "profissional" de culinária, que se desenvolvia de uma única forma: copiando as minhas postagens - fótos e textos - na íntegra, sem sequer citar a fonte. E assim aquela gente desonesta ganhava a vida à custa de uma simples amadora... No princípio, alertei sobre o facto que queria ver o meu blog citado, simplesmente. O site desapareceu durante 15 dias... e apareceu de novo com ainda mais receitas minhas. Obviamente, fiquei irritada e insisti para que todas as minhas receitas e textos fossem retirados nos mais breves prazos. Lá desapareceu o site outra vez. E reapareceu. Só que eu não iria permitir mais que tal coisa acontecesse. Uma pessoa amiga que trabalha na área informática encontrou o nº de telefone e a morada dos administradores do site incriminado em menos de 10 minutos. O meu advogado ligou para lá e garanto que nunca mais copiaram quelquer coisa que seja do meu blog...

Hoje, quando me deparei com o blog plagiário citado pela Luna, descobri que ainda havia outro, também alojado no WordPress, escrito por uma tal Regina que pretendia ter aprendido a cozinhar com a vovó italiana (?) e que convidava gentilmente os leitores a sentarem-se à SUA mesa... que na realidade era a minha. Naquele blog, não havia nem um único post que não tivesse sido retirado do meu blog e só do meu blog. Não faltava nada: fótos, textos de introdução, glossário Portugal-Brasil, etc. Em baixo de cada postagem, constava um link para o Bistrot, em letras muito pequeninas, claro, para ninguém notar que tudo aquilo não passava de uma fraude. Não me costumo importar muito que tirem umas coisas pequenas do meu blog, até sem citar a fonte... Mas neste caso, não podia deixar passar. Aquilo era um exagero. Todo o meu blog estava reproduzido, só que alojado no WordPress em lugar do Blogger. A plagiária também explicava que aquele era um blog para organizar as SUAS receitas... Nada impede que uma pessoa retire receitas e fótos da net para o seu uso pessoal, claro. E claro que também pode classificar as receitas num blog, se achar o sistema prático. Mas então, que esse blog não seja público. Existem opções em todos os servidores que só permitem o acesso ao blog às únicas pessoas registadas. Se um blog se destina unicamente a um uso pessoal como classificar receitas, qual é o interesse para o seu utilizador que seja público...? Tem de haver outras motivações por trás. E não das mais louváveis.

Procurei o e-mail da tal Regina no "seu" blog, mas como é óbvio, não o encontrei em lado nenhum. No entanto, recorri aos comentários - com activação da moderação, como era de prever - para explicar que não concordava com o que ela estava a fazer. Pedi-lhe primeiro para eliminar tudo o que ela tinha retirado do meu blog. Não houve reacção. Depois, escrevi-lhe que se ela não retirasse os meus textos e fótos, eu assinalaria o blog ao WordPress. Nada. Falei no meu advogado. Pior! Não só a ladra retirou todas as referências ao meu blog como "aspirou" freneticamente todas as receitas que ainda não tinha sacado para o blog dela para vingar-se. A cretinice de certas pessoas não conhece limites. Como podem imaginar, fiquei furiosa. Comecei a deixar comentários desagradáveis no seu blog, pois o comportamente desprezível daquela "pessoa" não merecia mais. E acabei por denunciá-la por plágio ao WordPress, que suspendeu imediatamente a conta da "senhora". Recebi também um e-mail de lá prometendo-me que a autora seria doravante impedida de copiar seja o que fosse do trabalho dos outros. Obrigada pela eficiência, WordPress.

Desde que a conta da "senhora" foi suspensa, esta resolveu finalmente responder às minhas mensagens repetidas... com insultos (esta é boa, nê...? O ladrão descoberto a insultar a vítima do roubo...). E para não deixar rastro, à boa maneira baixa e cobarde que tem demostrado desde o início, prefere escolher a opção "anónima" dos comentários em lugar de enviar mails como uma pessoa normal o faria. Só que deixa rastro na mesma. Na Net, ninguém é anónimo... É só para avisar.

47 comentários:

  1. A maior defensa e ataque :-( (je veux dire que la meilleure défense est l'attaque, technique bien connue dans les milieux que nous ne fréquentons pas).

    ResponderEliminar
  2. Puxa, que absurdo. Isso é revoltante. Ainda bem que esses sites já saíram do ar.

    Era só o que faltava, você ser lesada porque faz um blog tão bom.

    Beijos solidários!

    ResponderEliminar
  3. A cada dia que passa tenho mais certeza: o mundo é feito de desonestos e nós, os honestos, somos exceções. Aqui no Brasil, está ficando difícil!
    É inconcebível alguém se dar ao trabalho de roubar tudo de outrem só pela vaidade de dizer que é obra sua, é a desonestidade por prazer. Lastimável.
    Você está certa, deve utilizar todas as ferramentas possíveis contra esses(as) ladrões(as). Bjs.

    ResponderEliminar
  4. É o fim da picada!!!! O FIM!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Essas historias sao um total absurdo pra mim. Como alguem pode ter essa cara de peroba de usar material alheio, texto e fotos, e achar que pode se sair bem, que ninguem vai perceber? Essa gentalha acha que a Web eh terra de ninguem, mas pra azar deles, a Web tem regulamentacoes sim, como em qualquer outro lugar. Virtual ou real, roubo eh ROUBO. Eu ainda me espanto que as figuras se acham no direito de algo e querem discutir. Cada um que faca o que pode--se nao tem camera, paciencia. Se nao tem criatividade, sinto muito. Mas usar o que eh do outro, fruto do trabalho e criatividade do outro eh simplesmente criminoso!

    Eu tambem deveria ter denunciado a fulana que estava usando as minhas fotos pro Wordpress. Ela ameacou de me perseguir, e eu fechei o acesso aos hotlinks--que eh como ela faz as ilustracoes no blog copiao dela. Fiquei passada com o fato de que alem de usar as minhas imagens, ela ainda achava que eu eh que estava errada em reclamar, porque segundo ela esta na web eh livre!!. Dai pra apelar pra ofensar pessoais e sexuais foi uma piscada. Todo idiota ignorante que nao tem argumentos apela pras ofensas sexuais, ja reparou? Eh muito nojento.

    Minha total solidariedade a todas as pessoas que fazem um trabalho legal e limpo e sao surrupiadas por larapios virtuais... beijo pra voce, Elvira!

    ResponderEliminar
  6. É assim mesmo! O trabalho destes "artistas" não tem qualquer interesse! Continue a presentear-nos com a SUA arte!

    Beijinhos e obrigada por partilhar tantas coisas maravilhosas connosco! :o)

    ResponderEliminar
  7. Força Elvira,não deixe que elas tirem o fruto do teu trabalho.
    Força vai em rente.

    ResponderEliminar
  8. Fique com um consolo Elvira, se querem copiar do seu blog, é porque até um ladrãozeco consegue ver que o seu é um dos melhores que anda por aí!
    Continue!

    ResponderEliminar
  9. Estou chocada, amiga... Lamento que você tenha passado por isso. Já te mandei um email, OK? Beijão!

    ResponderEliminar
  10. Minha Deusa, acho incrivel o que esta gente faz por não ter imaginação e ser fraca de neurónios para pensar numa receitinha que seja, para pelo menos se orgulhar do que fez... Acho incrivel, doentias e medonhas todas as situações que nos revelou. Força e boa continuação da desparasitação. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. olá elvira, ainda bem que voltaste, já estava com saudades e só agora tive tempo para ir dar uma olhadela no teu blog. mas pelos vistos re-entraste na net com uma má notícia. nem na net há paz... porquê é que nao poes um copy right nas tuas fotos como eu p. ex. já era um passa dado em frente. de resto só posso fazer das palavras da julie sol as minhas. um beijo bem grande daqui de munique

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente, não consigo compreender. Não seria capaz de copiar fosse o que fosse sem referenciar, pedir autorização, o que fosse; fazer passar por meu nunca. E simplesmente por isso não consigo compreender quem o faz. E concordo: não merece consideração. Ainda bem que o Wordpress agiu e agiu rápido. E continue com o seu maravilhoso blog - quem copia só o faz por não ter capacidade para criar algo novo, algo de que a Elvira não poderá nunca ser acusada. O mundo do food blogging é imensamente mais rico por sua causa.

    Beijo *

    ResponderEliminar
  13. Pessoas pequenas e infelizes!
    Não tenho mais palavras para descrever tudo isso.
    Concordo com vc, uma coisa é copiar a receita e testar (eu já copiei muitas, mas sempre faço questão de dizer a fonte), outra é surrupiar.
    bjinho e parabéns!
    Nina.

    ResponderEliminar
  14. Que absurdo isto, estou passada ! E esta gente copia assim na maior cara de pau pensando que vao ficar impune, ou que nao vao descobrir ! Estou com vc, beijos

    ResponderEliminar
  15. Bem, isto parece uma história policial...Infelizmente, há gente muito pobre de espírito para fazerem o que fazem! De facto, não há explicação para tamanha estupidez!
    Um grande beijinho solidário!!

    ResponderEliminar
  16. Elvira, isto até parece um filme policial.. É incrível como existem pessoas que, de facto, só sabem incomodar os outros!
    Fazes bem em reagir e sobretudo denunciar essas situações!
    Um beijinho de solidariedade!

    ResponderEliminar
  17. Esta avalanche de acontecimentos surpreendeu-me por completo. Como é possível alguém ter tanta lata! Enfim, espero que isto não se repita com ninguém.
    Benvinda, já estava com saudades. Bjs

    ResponderEliminar
  18. querida Elvira, já me fartei de rir ao ler o teu post... uma pessoa é roubada e ainda por cima é ofendida pelo ladrão... eh eh eh essa é demais
    não percebo qual o interesse de plagiarem outros blogs... eu posto muitas receitas no meu blog que retiro dos blogs das outras meninas, mas cito sempre a fonte, e se por acaso já não sei de onde tirei a receita digo "tirei de algures da net mas não lembro de onde, quem for o autor que se acuse"
    será que custa muito ter esta atitude? acho que a honestidade nunca fez mal a ninguém... beijinhos para ti elvira

    ResponderEliminar
  19. Querida Elvira, você è uma mulher de armas, o seu trabalho têm qualidade e è por isso invejado.
    Ainda bem que não acontece comigo de certeza que não me ia conseguir desenrascar.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. Realmente à gentinha pra tudo!!!
    Eu, no meu blog, vi-me forçada a activar a moderação de comentários por causa de comentários "anónimos" bem desagradáveis.
    Começo a ficar farta disto! Às vezes dá vontade de acabar com o blog!
    Tenha força Elvira, para continuar. O seu blog é excelente e seria uma pena.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Também acho que o nome nas fotos é um bom começo para evitar mais roubos por pessoas que querem brilhar à custa do trabalho dos outros.

    ResponderEliminar
  22. tb tive esse problema com o meu site em finais de 2001... por isso compreendo e convido as pessoas a participarem nele com receitas antigas(com alguns meses) mantendo as mais recentes unicamente para os seus proprios blogs. assim usam o culinarias.net tipo para base de dados historica e promovem os blogs e aumentam os acessos dos mesmos.

    ResponderEliminar
  23. Bom dia Elvira!Fiquei muito feliz quando ao aceder a este blog, a vi regressada com mais novidades para nos deliciar,porém fiquei um cadinho triste ao ter conhecimento do que se passa no mundo da blogosfera.A verdade é que o seu blog é tão bom que esta gente o escolhe para cometer o crime: como disse Júlio: "plagiar é implicitamente admirar" e o seu blog é digno de admiração! Claro está que eu não gostaria que me fizessem o mesmo, lutaria contra isso como muito bem fez a Elvira. Mas se os insultos continuam...console-se pensando que está a ser insultada por alguém que a admira...pela sua criatividade que ela não tem e sua habilidade que ela não possui...daí a ter plagiado...Eu como leitora assídua do seu blog...confesso que copio algumas receitinhas :-) mas copio com os meus tachos e panelas e os comentários que recebo são da minha família que já toda ouviu falar do blog da Elvira...

    Um beijinho de solidarieda para a minha cozinheira e blogueira de eleição!

    ResponderEliminar
  24. Essa história é inacreditável! Enfim, no comments.

    ResponderEliminar
  25. Ah, tem gente que não tem um pingo de respeito pelas outras pessoas!

    ResponderEliminar
  26. É muito desagradável isso, Elvira. Mas é verdade: na net quase tudo deixa rasto, apesar de grande parte das pessoas pensar que é possível ser anónimo.

    ResponderEliminar
  27. Eu tive que ler e reler seu post pra acreditar numa barbaridade dessas... Meu Deus! Que falta de vergonha na cara, de criatividade...
    será que a pessoa é tão carente assim que precise se auto afirmar através da vida dos outros?
    lamentável!
    gente assim precisa de tratamento, na boa x___X'

    ResponderEliminar
  28. Olá
    Realmente existem pessoas que não sabem ter iniciativa própria e que vivem a imitar os outros!!!!
    Louvo a sua atitude de não deixar passar!
    Irei estar atenta aos blogs que visito e se verificar algum plágio avisarei logo.
    Parabéns pelo seu blogue. Visito-o diariamente e experimento quase todas as suas receitas. Cá em casa tem sido um sucesso!!!!Obrigada

    ResponderEliminar
  29. Elvira, ontem passei por aqui postei um comentário, mas acho que deve ter tido algum problema.

    Ainda pensava que estavas curtindo a boa viagem aos EUA.

    Realmente esse tipo de crime tem se multiplicado e o importante é denunciar.

    Que bobagem que esse povo copie do alheio. Que graça há em plagiar se a web serve exatamente para que possamos colocar nossas vontades!

    É pena! Mas fique tranquila que mais essa passa.

    até
    Alessander Guerra
    www.cuecasnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  30. Querida Elvira,
    Estou pasma! Nunca imaginei que houvesse pessoas tão baixas... Ainda bem que encontraram uma pessoa a altura para as enfrentar. Parabens, es uma guerreira!
    Um beijinhos muito especial de admiração
    Nanda
    O Cantinho da Nanda

    ResponderEliminar
  31. que tudo fique bem. torcendo para que essas pessoas sumam do mapa! =)
    minhas solidariedades para vc!

    ResponderEliminar
  32. Nossa ,eu sei que acontece isso e fico com temor que me aconteça.Eu,e assim como todas nos que publicamos um blog ,passamos horas escrevendo outras horas cozinhando, e outras tantas tirando fotos e as as vezes voltando a repetir as fotos se estas ano estao boas,para que alguém simplesmente copie e pior coloque como suas. Eu nao deixo colocar minhas fotos. Se quiserem que coloquem um link ao meu blog. Ou que me paguem pelo uso de imagem se eu aceitar isso.Fico revoltada com esse tipo de atitude desleal e reflete um pouco da moral das pessoas. Roubo é crime em qualquer nível

    ResponderEliminar
  33. Incrível. Dar-se ao luxo de copiar o blog na totalidade.Ainda bem que o assunto já se resolveu.Haja esperança que nada mais aconteça de igual.
    boa semana

    ResponderEliminar
  34. Realmente é preciso não ter lata! Continue Elvira, este seu cantinho é uma delícia.
    Lídia

    ResponderEliminar
  35. Ainda bem que tudo se resolveu da melhor maneira!! Bom, este post de certeza que ela não rouba ;). Mas, infelizmente, é mesmo assim: os MUITO BONS trabalhos são sempre cobiçados. Continue!!!
    bj

    ResponderEliminar
  36. Querida Elvira

    Infelizmente,há pessoas para tudo.
    E o pior é que fazem as asneiras e depois ainda acham que têm razão.
    Mas vc já fez o que tinha a fazer,por isso agora é dar desprezo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  37. Que bom saber que está de volta. Espero que tenha aproveitado bastante as férias... Quanto ao plágio, minha solidariedade. É triste saber que existem tantas pessoas desonestas. Um beijo.

    ResponderEliminar
  38. Infelizmente , o mundo está cheio e els é que acham que tem razão, são imcapazes de parar e pensar que o que fazem´é absurdo,,,, decepcionate,,,,


    Infelizmente estamos em minoria...
    beijos

    Boa sorte a todos nós ,,,

    ResponderEliminar
  39. Realmente há pessoas que não devem ter o que fazer.
    Faço muitas receitas da Elvira, afinal o primeiro blog de culinária que comecei a seguir, publico o que fiz e o que alterei no meu blog com referência para a receita original e com fotos minhas.
    Agora copiar tudo na integra, não percebo qual o interesse.
    Ainda bem que está tudo resolvido, bem falta a parte dos comentários mas acredito que desista.
    Bjs e força
    E obrigada pelo serviço público pois é para muitas de nós uma grande inspiração!

    ResponderEliminar
  40. Querida Elvira,
    eu sou fã do seu blog, já o disse uma vez e reitero :)
    esses comportamentos são lamentáveis, e apoio-a na sua defesa (que é legítima!) - as más acções ficam para quem as pratica... e a Elvira sabe que em aqui (na Net) um clã disposto a apoiá-la e defendê-la!!
    um grande beijinho

    ResponderEliminar
  41. Boa Noite!
    È lamentável que exista esse tipo de pessoas, tão descaradas e desonestas.Ainda bem que vc deu a volta por cima. Uma pessoa tão talentosa como você não pode se deixar abater por pessoas tão pequenas.
    Um grande abraço! Continue nos brindando com seu talento.

    ResponderEliminar
  42. Olá Elvira...estou estupefacta! Como é possível alguém ter o desplante de copiar gratuitamente algo que não lhe pertence?è imperdoável!Felizmente que tomaste as devidas providências para que não se volte a repetir!
    Ainda assim, às vezes penso que somos alvos muito fáceis...
    beijinhos
    E.

    ResponderEliminar
  43. se acabassem com os contadores de visitas e com os anúncios nos blogues, não havia tantos plágios nem guerras . é que quando se transforma um blogue numa qq forma de ganhar dinheiro , começam as guerras . é só a minha opinião . se quizer não publique .

    ResponderEliminar
  44. Obrigada a todos pelo vosso apoio, queridos amigos. :-)

    Beijos.

    ResponderEliminar
  45. Isso já aconteceu comigo com um blog generalista que eu tinha e ainda por cima era uma pessoa minha conhecida... muito triste, muita baixeza....

    ResponderEliminar
  46. Ja agora, e como deves ter já reparao roubei duas tabelas de equivalencia do teu blog para o meu.... mas dei-te OBVIAMENTE os devidos créditos.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !