8 de julho de 2007

Empadão de carne com fumados



Há tempos que não fazia um empadão...! Existem muitas maneiras de confeccionar este prato clássico mas sempre apreciado. Gosto muito do sabor fumado desta receita...

Ingredientes para 4 pessoas

- 650 g de carne de novilho
- 1/2 chouriço de carne
- 1 cebola pequena picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 0,5 dl de azeite
- 2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
- 1 colher (sopa) de tomilho picado
- 800 g de batatas
- 1 ovo + 3 gemas
- 150 g de fatias finas de presunto
- leite q.b.
- manteiga q.b.
- 1 pitada de noz-moscada
- sal & pimenta moída na altura



Preparação

Remover a pele do chouriço e cortá-lo em pedaços. Cortar também a carne de novilho em pedaços. Picar a carne juntamente com o chouriço. Reservar.

Alourar a cebola e os alhos picados no azeite. Juntar a carne picada e deixar tomar cor, mexendo com frequência. Adicionar o concentrado de tomate, o tomilho, sal e pimenta. Envolver muito bem e reservar.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Descascar as batatas e cortá-las em cubos. Levá-las a cozer em água a ferver temperada de sal por 20 minutos. Escorrer muito bem.

Fazer um puré com as batatas. Incorporar um pouco de leite, um pedaço de manteiga e as gemas. Envolver muito bem. Temperar com a noz-moscada, sal e pimenta.

Untar uma assadeira com manteiga. Colocar metade do puré no fundo, achatando um pouco. Cobrir com o preparado de carne e terminar com uma camada de puré restante. Pincelar a superfície com ovo batido.

Enrolar as fatias de presunto dando-lhes a forma de botões de rosas. Decorar a superfície do prato com o presunto e levar ao forno por 20-25 minutos, a 180ºC. Retirar a assadeira do frono e servir de imediato, acompanhando com salade mista.

Carne picada : Carne moída - Fumado : Defumado - Novilho : Boi - Presunto : Presunto defumado - Pimenta : Pimenta do reino - Concentrado de tomate : Extrato de tomate - Chouriço : Lingüiça portuguesa

9 comentários:

  1. Olá, Elvira.
    Gosto muito de purée, então empadão sob todos as formas e feitios, é comigo !!!
    Esta receita é excelente, o chouriço picado com a carne, dá um sabor característico ao empadão.
    Muitos parabéns pela festa dos Tabuleiros, hoje é o grande desfile...
    Bjokas

    ResponderEliminar
  2. Elvira o seu empadão está devinal um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  3. Eu também gosto muito de emapdão Mas gosto mais com arroz.

    ResponderEliminar
  4. Eu também junto sempre chouriço ou presunto à carne do empadão! Acho ke o sabor fica bem melhor! Como diz o português: "Vale o mal que faz, pelo bem que sabe!"
    Bjnho

    ResponderEliminar
  5. elvira que delicia :)

    eu sou suspeita pois adoro empadao mas essa ideia dos fumados deve ficar bem delicioso,vou experimentar a proxima vez que faca

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Empadão é, sem dúvida, o meu prato preferido e sou quase uma "louca" a comer... têm de me tirar a travessa da frente pois não consigo parar! É uma absoluta loucura! Era capaz de comer empadão e feijoada (outro prato que adoro) todos os dias!
    Eu costumo misturar carnes de aves, fumados, salsicha brasileira e carne de porco e vaca... ui que miscelânia!!!- dirá a Elvira... tem toda a razão!!!... mas eu já me confessei como uma gulosa mas completamente louca cozinheira! eheheh
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Primeiro não posso deixar de elogiar o seu magnífico site de culinária, que é já um ponto de paragem obrigatorio para os amantes da boa cozinha.
    Segundo, que ideia deliciosa! Adoro empadão, mas aqui em casa a "tradição" é aproveitar os restos de um estufado de carne que se picam para o empadão (tb fica delicioso).

    ResponderEliminar
  8. Aiiiiiii,minha nossa senhora! :)
    Eu sou mais uma que se junta ao grupo das que adora empadão! Também tenho o hábito de juntar chouriço ao preparado da carne, mas com presunto nunca fiz. Deve estar simplesmente divinal... :)

    ResponderEliminar
  9. Este é um dos pratos preferidos da minha "menina", por isso parei aqui para dizer que este empadão deve ser de comer e chorar por mais.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !