24 de junho de 2007

Bruschette variadas

A bruschetta (bruschette na forma plural), uma especialidade italiana, é uma fatia de pão rústico gratinada no forno e geralmente guarnecida com vegetais e/ou charcutarias, queijo, etc. Serve-se quentinha como snack, petisco, lanche, entrada ou refeição ligeira e existem montes de composições. Aqui ficam umas sugestões...



Flamenga

Barrar uma fatia de pão de mistura com manteiga. Cobrir com uma fatia fina de fiambre e depois com uma fatia de queijo flamengo. Temperar com sal e pimenta e levar a gratinar no forno a 200ºC.

Serrana

Cobrir uma fatia de pão de centeio com fatias finas de queijo amanteigado de ovelha (Serra da Estrela, Azeitão, Alcains...). Polvilhar com orégãos à gosto e regar com um fiozinho de mel. Decorar com duas metades de noz e levar a gratinar no forno.



Italiana

Esfregar uma fatia de pão de mistura com um dente de alho descascado. Cobrir com duas rodelas de tomate finas e espalhar queijo gorgonzola (ou roquefort) levemente esmagado por cima. Polvilhar com mangericão picado e regar com um fiozinho de azeite. Levar a gratinar.



Provençal

Barrar uma fatia de pão de mistura com manteiga. Colocar 1 fatia de presunto fina por cima. Espalhar pedacinhos de queijo de cabra francês (chèvre) e polvilhar com ervas de Provence. Regar com um fiozinho de azeite e levar a gratinar.

Fiambre : Presunto cozido - Queijo flamengo : Queijo prato - Orégãos : Orégano - Presunto : Presunto defumado - Pimenta : Pimenta do reino

16 comentários:

  1. Boa Alternativa para os meus lanches/ jantar.

    ResponderEliminar
  2. Hum...que aspeto delícioso.
    Até cresce água na boca...até que comia uma...mas uma de cada.Tenho que fazer.
    Elvira,foi ao Congresso da Sopa , hoje em Caxarias???
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. o Mr. Steed me indicou seu endereço, e eu já estava triste sem saber onde encontrar fiambre e queijo flamengo... até descobrir o glossário no final do post. fantástico o seu blogue!

    ResponderEliminar
  4. Elvira, simplesmente magnifícas pelo sabor e praticidades. Para receber amigos também são ótimas.
    Já anotei.
    bjs
    Claudia B.

    ResponderEliminar
  5. Kini: não estive, infelizmente. Como o meu marido se encontra em Estrasburgo neste momento, não me apeteceu ir a Caxarias sozinha...

    ResponderEliminar
  6. Que bom aspecto! Faz o meu género...
    E já agora, parabéns pelo novo look...
    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Elvira coisa maravilhosa e prática um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  8. Elvira,parece uma delícia. Vou fazer aqui em casa pra galera, tenho certeza que vão adorar.
    Obrigada por sua visita, seu blog é simplesmente o máximo. Vou inserir seu link no meu blog. Bjs!!!

    ResponderEliminar
  9. Elvira, as bruschette estão na moda aqui no Brasil! Vários restaurantes as oferecem como opção de petisco, e eu adoro praticamente todas! As suas parecem muito apetitosas, amiga... E obrigada pela informação sobre o plural de bruschetta, eu não sabia que era bruschette! ;o) Beijos e uma ótima semana para você!

    ResponderEliminar
  10. nunca experimentei mas pleo aspecto...
    nham, nham

    ResponderEliminar
  11. Hum, realmente, são uma delícia, mas não conhecia tantas variedades! Fiquei com vontade de correr e fazer para o jantar hoje a noite! Bjs!

    ResponderEliminar
  12. quanta delicia! ;-)
    eu poderia comer isso todo santo dia. iria ser muito feliz assim... hmmm! beijo grande, Elvira!

    ResponderEliminar
  13. Amo essas miudezas. Adoro servi-las no jantar.

    ResponderEliminar
  14. Deliciosas, rápidas e fáceis!
    Adorei!

    ResponderEliminar
  15. Elvira, adorei esta ideia das bruchette. Devem ter ficado deliciosas, dá parea ver pelas fotos...eu provava uma de cada!!! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Querida Elvira, acho que este blog é uma escola! As coisinhas boas que aqui aprendo! Estas bruchettes parecem ser uma deliciosa entrada para quem vem da praia com uma fome ... e sempre "amaciam" o "bichinho" para depois nos deliciarmos com mais alguma coisa.
    Com um sumo de fruta fresquinho ou até, porque não???, uma cervejinha fresquinha, são autênticos manjares.
    Beijocas!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !