15 de maio de 2007

Kulebiaka de salmão



Tal como o strogonoff, a kulebiaka é uma especialidade de Europa de Leste (Rússia, Ucrânia) que se tornou famosa no mundo inteiro. Em França, é muito popular. A deliciosa kulebiaka que podem ver nas fótos foi cozinhada pela Maria do Céu, a minha sogra. Aqui segue a receita...

Ingredientes para 8 pessoas

- 2 massas folhadas (250 g cada)
- 500 g de filetes de salmão fresco ou congelado
- 150 g de arroz
- 200 g de cogumelos frescos (tipo champignon)
- sumo de 1/2 limão
- 80 g de manteiga
- 1/2 ramo de funcho (ou aneto - endro, erva-doce...)
- 1/2 ramo de espinafres frescos
- 1 gema
- sal & pimenta
- farinha q.b.

Molho

- 150 g de manteiga
- 1/2 ramo de funcho (ou aneto, erva-doce...)



Preparação

Cozer o arroz em água a ferver temperada de sal por 15 minutos. Escorrer, passar por água fria e escorrer novamente. Reservar.

Limpar muito bem os cogumelos. Cortá-los em cubinhos e regar com o sumo de limão.

Aquecer metade da manteiga numa frigideira. Juntar os cogumelos e saltear até não restar quase líquido nenhum na frigideira. Retirar os cogumelos e reservar.

Adicionar a manteiga restante à frigideira. Saltear as folhas de espinafres previamente escolhidas e lavadas por 4-5 minutos. Picar grosseiramente os espinafres e reservar.

Colocar o funcho num recipiente próprio para cozinhar ao vapor e dispor os filetes de salmão por cima do funcho. Cozinhar ao vapor por 8 minutos. Deixar arrefecer por completo. Picar o funcho. Desfiar o salmão. Temperar com sal e pimenta.

Numa tigela, misturar muito bem o arroz com os cogumelos, os espinafres e o funcho. Temperar com sal e pimenta. Reservar.

Retirar o tabuleiro do forno e forrá-lo com papel vegetal. Pré-aquecer o forno a 240ºC.

Estender cada rolo de massa folhada na bancada polvilhada de farinha, formando 2 rectângulos. Colocar um rectângulo de massa no tabuleiro do forno.

Cobrir a massa com uma camada fina da mistura de arroz e legumes. Adicionar uma camada de salmão desfiado. Acrescentar uma camada de arroz, depois mais uma camada de salmão, etc. até se esgotarem os ingredientes.

Pincelar as bordas da massa com água fria. Cobrir com a massa folhada restante, pressionando as bordas com as pontas dos dedos para soldar. Fazer um pequeno buraco na massa e introduzir um rolinho de papel vegetal, formando uma chaminé para a evacuação do vapor.

Pincelar a massa com a gema previamente batida. Levar ao forno por 6 minutos a 240ºC. Baixar a temperatura do forno para 180ºC e deixar cozer por mais 20-25 minutos.

Preparar o molho : levar a manteiga a derreter em lume brando sem deixar ferver. Retirar o tacho do lume e juntar o funcho previamente picado. Colocar numa molheira.

Retirar a kulebiaka do forno. Fatiar e servir de imediato, com o molho à parte e acompanhando com salada de alface.

Sumo : Suco - Arrefecer : Esfriar - Aneto (endro) : Dill - Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino

7 comentários:

  1. Adoro conhecer pratos de outros países e, com estes ingredientes, só pode ser boa. Vou experimentar.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia. Mas os ingredientes são óptimos, por isso... deve ser uma delícia. Nada como uma sogra com dotes culinários:)

    ResponderEliminar
  3. Você e as delícias que preparar com massa folhada, Elvira! :)

    ResponderEliminar
  4. Este prato era desconhecido para mim. Amei a receita.

    ResponderEliminar
  5. Elvira, olha queria ser sua vizinha... com tanta coisa boa assim...

    ResponderEliminar
  6. Nossa, nao conhecia com salmao e arroz! Que divino.

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !