12 de março de 2007

Endívias no forno



A endívia é um vegetal muito utilizado na culinária do norte da Europa (principalmente em Bélgica, norte de França, Holanda...). Está também a ficar bastante popular entre nós, até porque as endívias que comprei foram cultivadas em Trás-os-Montes. A minha mãe costuma usá-las cruas, na salada, ou simplesmente cozidas em água e depois salteadas em manteiga. Gosto muito deste vegetal de sabor delicado e levemente amargo. Cozinhadas no forno, as endívias são deliciosas para acompanhar grelhados de carne ou de peixe...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 endívias grandes (ou 8 pequenas)
- 20 cl de caldo de carne (ou de galinha)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola pequena picada
- ervas de Provence q.b.
- sal & pimenta

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Remover o talo rosado e as folhas exteriores eventualmente estragadas das endívias. Aferventá- las por 2-3 minutos em água temperada de sal. Escorrer muito bem.

Aquecer o azeite numa frigideira. Refogar a cebola picada até ficar transparente. Adicionar as endívias e levar a alourar de todos os lados. Temperar com sal, pimenta e ervas de Provence à gosto.

Transferir o preparado para uma assadeira e regar com o caldo quente. Cobrir com uma folha de alumínio alimentar e levar a assar por 30 minutos. Servir de imediato.

3 comentários:

  1. Não acredito, tenho uma endivia grande na geladeira que sobrou de uma salada que fiz ontem! Vou testar!

    ResponderEliminar
  2. Estas maravilhosas receitas que vejo aqui...sempre me fazem salivar.

    ResponderEliminar
  3. Olá Elvira, eu fiz a endivia ontem a noite e tomei a liberdade de publicar a sua receita... Bjs!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !