11 de novembro de 2006

Lombinhos folhados com cogumelos



Uma receita da culinária tradicional francesa bonita, requintada e suculenta. Com este prato na sua mesa, prepare-se para receber elogios...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 base de massa folhada congelada
- 250 g de pleurotes frescos (ou outros cogumelos)
- 30 cl de natas
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 lombinho de porco com 600 g (ou 2 pequenos)
- 1 gema
- 2 colheres (sopa) de mostarda com sementes
- 1 raminho de salsa
- 10 fatias finas de bacon
- sal & pimenta
- óleo

Preparação

Deixar a massa folhada descongelar fora do frigorífico. Retirar o tabuleiro do forno e untar com óleo. Reservar. Pré-aquecer o forno a 210ºC.

Temperar o lombinho com sal e pimenta. Barrar com 1 colher (sopa) de mostarda e enrolar nas fatias de bacon.

Estender a massa folhada no tabuleiro do forno. Colocar o lombinho sobre a massa e fechar, embrulhando a carne na massa. Pressionar as bordas com as pontas dos dedos para soldar. Abrir une pequena chaminé na parte superior para o vapor poder sair durante a cozedura. Pincelar a massa com a gema. Levar a assar no meio do forno por 45 minutos, à 210ºC.

Limpar muito bem os cogumelos e laminá-los. Levar a manteiga a derreter numa frigideira e saltear os cogumelos laminados em lume forte por 5-7 minutos. Eliminar o líquido da frigideira e juntar a mostarda restante. Adicionar as natas e levar a reduzir um pouco, mexendo. Temperar com sal, pimenta e a salsa previamente picada.

Trinchar o lombinho e colocar numa travessa com o molho de cogumelos ao lado. Acompanhar com batatas salteadas ou arroz de alho. Servir de seguida.

3 comentários:

  1. O prato está lindo! Só uma dúvida, o lombo vai cru mesmo dentro da massa? Ela não queima até a carne estar totalmente cozida? Porque a carne de porco demora para cozinhar.

    ResponderEliminar
  2. Querida Eliana: sim, o lombinho vai cru, e não se preocupe que fica bem cozido. O facto de ficar fechado... E a massa não fica queimada, como pode ver na fóto.

    O meu marido adorou! :-)

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !