31 de agosto de 2006

Bacalhau espiritual



Bacalhau espiritual é uma autêntica tentação. Este prato rico e delicioso é para quem não se preocupa muito em manter a linha. E de qualquer forma, uma vez por outra, não sabe tão bem esquecer a balança...?

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 cebolas picadas
- 2 dentes de alho picados
- 1 dl de azeite
- 750 g de cenoura ralada
- 600 g de bacalhau demolhado
- 1/2 pão de forma sem côdea
- 5 dl de leite
- 7,5 dl de natas
- sal & pimenta
- noz-moscada em pó q.b.
- pão ralado q.b.
- 50 g de manteiga

Preparação

Colocar o bacalhau num tacho com água e levar ao lume. Retirar o tacho do lume logo que a água começar a ferver. Escorrer e deixar arrefecer. Remover cuidadosamente as peles e as espinhas. Desfiar o peixe e reservar.

Demolhar o pão no leite. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Refogar a cebola e o alho no azeite por 3 minutos. Juntar as cenouras raladas e cozinhar até o preparado ficar fófo, mexendo com frequência. Adicionar o bacalhau desfiado e envolver.

Incorporar o pão previamente escorrido, assim como as natas. Temperar com sal, pimenta e uma pitada de noz-moscada. Cozinhar em lume brando, sem parar de mexer, até o preparado ficar espesso e homogéneo.

Transferir o preparado para uma assadeira. Polvilhar com pão ralado e espalhar a manteiga cortada em pedacinhos. Levar a gratinar no forno - a 200ºC - por 25-30 minutos, ou até a superfície se apresentar bem dourada. Servir de seguida, acompanhando com salada.

1 comentário:

  1. Ainda nao espreitei o resto do blogue, por isso é so para dizer que vim a Italia por 15 dias, ajudar uns amigos que precisavam mesmo de ajuda, e como a minha amiga é portuguesa as pessoas vao-lhe trazendo bacalhau e ela tinha os congeladores com muuuuto bacalhau. Assim propus fazer a semana do bacalhau aqui em casa. E uma das receitas foi o bacalhau espiritual, que nnunca tinha feito e ja nao comia ha mais de 20 anos.
    Esta receita esta mesmo muito boa! Vou dar-lhe uns retoques e vou disponibilizar on line.

    Beijinhos de parabéns pelo blogue

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !