3 de junho de 2009

Lasanha fresca à bolonhesa



Lasanha à bolonhesa é um prato do qual nunca me canso. A sua confecção pede um pouco de tempo, mas o resultado final - sempre delicioso - vale o trabalho...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 colher (sopa) de azeite
- 400 g de carne de novilha magra, picada no talho
- 1 cebola grande, picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 1 folha de louro
- 1 cenoura ralada
- 1 pau de aipo picado finamente
- 2 tomates maduros, picados (sem pele nem sementes)
- 200 ml de polpa de tomate
- 400 ml de água
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- sal & pimenta moída no momento
- 225 g de folhas de lasanha fresca
- 150 g de queijo mozzarella ralado grosseiramente
- 100 g de queijo parmesão ralado em fios (usei queijo de São Jorge)

Molho branco

- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 250 ml de leite
- 200 ml de natas
- 1 pitada de noz-moscada
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Aquecer o azeite numa frigideira grande. Juntar a carne picada e deixar dourar, mexendo com frequência para a carne ficar bem solta.

Adicionar a cebola, o alho, a folha de louro, a cenoura ralada e o aipo. Cozinhar até os vegetais ficarem tenros, mexendo com frequência.

Juntar os tomates picados e a polpa. Refogar por 5 minutos e regar com a água. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 20-25 minutos, mexendo de vez em quando.

Retirar a frigideira do lume e remover a folha de louro. Temperar com sal, pimenta e a salsa picada. Envolver e reservar.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Preparar o molho branco: derreter a manteiga num tacho. Polvilhar com a farinha e alourar por 2 minutos, mexendo constantemente. Juntar o leite e mexer sempre até ferver e engrossar. Incorporar as natas, mexendo sempre até borbulhar. Temperar com sal, pimenta e a noz-moscada. Reservar fora do lume.

Barrar o fundo de um tabuleiro quadrado ou rectangular com um pouco de molho branco. Cobrir com folhas de lasanha e sobrepor uma camada de molho de carne. Espalhar um pouco de molho branco e polvilhar com queijo mozzarella. Cobrir novamente com folhas de lasanha, molho de carne, molho branco, queijo mozzarella, etc. Recomeçar até os ingredientes esgotarem. Terminar com molho branco e queijo mozzarella.

Polvilhar com o queijo parmesão e levar ao forno - a 180ºC - por 35-40 minutos. Retirar o tabuleiro do forno e deixar repousar por 10 minutos antes de servir. Acompanhar com salada de folhas.

Novilho : Boi - Carne picada : Carne moída - Talho : Açougue - Aipo : Salsão - Pimenta : Pimenta do reino - Mozzarella : Mussarela - Natas : Creme de leite

15 comentários:

  1. Vale mesmo a pena o trabalho!
    Para além de ser um prato maravilhoso, fica com um aspecto divinal!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Adorei esta receita
    Uma beijoka grande

    ResponderEliminar
  3. Confesso que também é um daqueles pratos de que nunca me farto. E o teu molho à bolonhesa está "comme il faut", verdadeiramente à italiana.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Como esta apetitosa sua apresentação...adoro bolonhesa na lasanha! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ai Elvira!!1 São 4h30 da tarde e eu fiquei cheia de vontade de comer lasanha....

    ResponderEliminar
  6. Olá Elvira! Confesso que só de pensar em fazer lasanha fico cansada! Gostei do aipo no molho de carne! Vou ganhar coragem e experimentar a sua lasanha. Bjnhos.

    ResponderEliminar
  7. Olá Elvira!
    Há muito que não faço lasanha, apesar ser um dos pratos que adoro. Fico sempre a pensar nas calorias....mas o que é o que é que não engorda mesmo?! Fechar a boca..:)
    É curioso a quantidade de palavras que se usam na Madeira, iguais às usadas no Brasil!Veja só:carne moída; broas; abobrinha; novelos; judiar... e com toda a certeza que mais!
    Beijinho
    (Leonor)

    ResponderEliminar
  8. Querida Leonor,

    Nos Açores, também se usam palavras iguais as do Brasil. É também o caso da "carne moída", por exemplo. Também existem palavras próprias, como "ervanço", que designa grão de bico. E cá, uma patanisca é uma "tortinha"... A riqueza da nossa língua, tão viajada... :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. eu adoro lasanha naoe por nada qu vou fazer ao jantar hehe

    sta uma delicia a sua.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. adorooooooooooo lasanha!
    que delícia essa receita!
    tem selinho pra vc no meu blog!
    bjos

    ResponderEliminar
  11. UAU, que bom aspecto!! este arrozinho com grr mesmo bom e não é nada dificil de fazer!!
    Também adorei os ovos recheados!

    ResponderEliminar
  12. Uma receita que faz vontade de ir logo para a cozinha!
    Só hesito num ingrediente: as natas do molho branco! Não estou muito convencido que a relação custo(calórico)/benefício(sabor) caia para o lado do benefício, para mais tendo já mozzarela entre placas! .... e são mais 900Kcal!
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  13. .... esse "fp" do comentário anterior, sou eu. :-)

    ResponderEliminar
  14. Caro FP,

    Quem assim o desejar, pode substituir as natas clássicas por natas light ou de soja. Ou até fazer um bechamel normal. Mas já agora, toda a gente sabe que lasanha à bolonhesa não é propriamente um prato de dieta. No entanto, mais natas menos natas... Por mom, prefiro com.

    ResponderEliminar
  15. Olá Elvira,

    Muito legal e rico em receitas o seu blog. Achei bem interessante a idéia do glossário com termos usados no Brasil.
    Aqui, na receita de Lasanha vejo que você indica natas por creme de leite. Natas e creme de Leite comportam-se de forma diferente na finalização dos pratos. Assim, se esta lasanha usa natas não devem ser substituídas por creme de leite. Aqui no Brasil também se usam as natas que são faceis de achar em qualquer supermercado. Com relação ao creme de leite temos basicamente dois tipos: o creme de leite fresco (muito usado no preparo de chantili) e creme de industrializado em lata.
    Beijos

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !