16 de dezembro de 2008

Legumes salteados à oriental




Vi recentemente uma reportagem aterradora sobre o negócio daquelas misturas de legumes congeladas que encontramos à venda nos supermercados. Vêm geralmente de países longínquos onde os vegetais são cultivados por pessoas vergonhasamente exploradas. E como se não bastasse, a procura é tal que "obriga" ao uso de montes de químicas para os legumes crescerem mais depressa e adquirirem cores vibrantes. Nunca entraram tais produtos no meu carrinho de compras, e ainda bem. Além do mais, é muito mais barato, saboroso e saudável cozinhar vegetais frescos da estação. E se forem produzidos perto de nós, em boas condições, melhor ainda...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 colher (sopa) de óleo vegetal
- 1 cenoura média cortada em rodelas finas
- 1 cebola roxa cortada em pedaços
- 1 pimento verde ou vermelho cortado em tiras finas
- 1 cabeça pequena de brócolos separados em floretes
- 4 folhas grandes de couve chinesa (ou de repolho) cortadas em tiras finas
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- sal & pimenta
- 2 colheres (sopa) de sementes de sésamo

Preparação

Torrar ligeiramente as sementes de sésamo em seco numa frigideira anti-aderente. Reservar.

Aquecer o óleo num wok ou numa frigideira. Juntar as rodelas de cenoura, os pedaços de cebola e as tiras de pimento. Saltear por 3 minutos em lume forte, mexendo com frequência.

Adicionar os floretes de brócolos e as tiras de couve. Saltear por mais 5 minutos em lume forte, ou até os legumes ficarem cozidos mas ainda crocantes.

Temperar com o molho de soja, sal - pouco, pois o molho já tem sal - e pimenta. Envolver e transferir para um prato de servir. Polvilhar com as sementes de sésamo torradas e servir de seguida.

Pimento : Pimentão - Brócolos : Brócolis - Molho de soja : Shoyu - Pimenta : Pimenta do reino - Sésamo : Gergelim

8 comentários:

  1. A única coisa que compro congelada são as ervilhas. De resto é tudo fresquinho. A primeira coisa que vou fazer quando tiver a minha wok é um belo salteado de legumes :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente contigo!
    Nada de exploração e nem consumo massivo de produtos químicos.
    Às vezes um pouco de preguiça é bom ser deixada de lado.
    Lindo prato... e com certeza saudável.
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  3. Em ordem a este tipo de legumes, costumo utilizar a Mistura Chinesa de Vegetais, do Pingo Doce e o pacote de 400 g é composto por 30% de rebentos de soja, 15% de cenoura cortada, 15% de alho francês, 10% de rebentos de bambu, 10% de cogumelos, 10% de pimento vermelho, 5% de cebola e 5% de vagem de ervilha.
    Poderia eu próprio fazer esta mistura, comprando os produtos em separado. Mas quem me garante a mim que esses produtos vendidos avulso também não são adubados com químicos - e devem ser mesmo?
    Para quem pretende seguir uma dieta natural, sugiro que adopte um regime macrobiótico ou vegetariano, preparando as suas refeições com produtos cultivados biologicamente - que existem à venda em Cooperativas próprias - e feitos de modo tradicional.
    E posso afirmar, porque fui Macrobiótico durante mais de duas décadas, que esse período foi o melhor da minha vida.
    Passando a publicidade gratuita, o Celeiro tem bons produtos naturais à venda para estes regimes alimentares. Mas não só vegetais, cereais e afins. Óleos de primeira pressão (sem derivados químicos) também são muito importantes na confecção deste tipo de alimentos assim como molhos de soja, massas, etc.
    Quanto à exploração das pessoas, não é preciso ir a Singapura, Taiwan, China, etc., para constatar esse facto. Por cá também existe esse tipo de exploração e dizem que somos uma nação civilizada e democrática...
    Desculpem o testamento...

    ResponderEliminar
  4. Ótimo post.

    Essa comidinha abriu meu apetite. Hummmmmm


    Beijos e Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  5. confesso que já tenho trazido dessas misturas de vegetais congelados para casa, mas se calhar a partir de agora vou pensar duas vezes antes de o fazer...
    gostei da tua receita!

    ResponderEliminar
  6. Com exceção de produtos de clima frio que precisamos ou gostamos de comer(salmão, cerejas, castanhas, nozes etc), procuro sempre consumir aqueles produzidos na região onde moro, não só pela questão do desenvolvimento econômico mas pela questão ecológica também. Afinal, quanto menor o trajeto até o consumidor, menor a quantidade de carbono produzida para o alimento chegar à nossa mesa. Me preocupo bastante com o trabalho escravo em produtos industrializados, como brinquedos e artigos esportivos. Nesse caso, pago mais caro para ter alguma garantia de procedência.

    ResponderEliminar
  7. com certeza o melhor é o local. tenho sido mais e mais durona comigo mesma, e confesso que com exceçao de alguns poucos itens,so compro sasonal. congelados na minha casa so entra ervilhas. nada mais. estes legumes salteados sao tao gostosos.adoro os temperos asiáticos.

    ResponderEliminar
  8. A escolha dos ingredientes , para a preparação de um prato é definitivo , para a qualidade e o sabor. Um prato na realidade começa na escolha de seus ingredientes e por mais simples que seja a receita, com a escolha e a combinação cuidadosa pode se tornar um prato de excelência.
    Ótima receita!

    ResponderEliminar

Tempere à gosto !